No formato digital, 27º Congresso Mundial de Arquitetos tem programação ampliada e atrai participantes do mundo inteiro.

Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21. O tema do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO reflete muito bem o que tem sido o evento: palestrantes e congressistas do mundo inteiro estão em contato debatendo os mais relevantes temas da arquitetura e do urbanismo neste século.

O evento tem uma programação tão intensa que há atividades para todos os sete dias da semana. Foi publicada, inclusive, uma agenda sugerindo isso: uma ArchiTalk por dia e lives às quintas-feiras. A agenda está publicada no site do evento

As ArchiTalks são palestras de até 20 minutos que estão disponíveis na plataforma exclusiva aos inscritos no UIA2021RIO. As lives das quintas ocorrem pelo Zoom e também são acessadas exclusivamente pelos congressistas por meio da plataforma exclusiva UIA2021RIO.

Essas lives têm sido um sucesso. “É uma oportunidade única para os congressistas conversarem diretamente – e de forma muito descontraída – com os palestrantes e organizadores do evento”, comenta Igor de Vetyemy, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro (IAB-RJ).

Já estiveram presentes Anibal Coutinho, Renata Semin, Paulo Henrique Paranhos, Adriana Levisky, Edson Diniz, entre outros palestrantes. Inicialmente realizadas em português, as lives terão edições em outros idiomas. A da próxima semana (no dia 17 de junho), por exemplo, será em inglês com a participação de arquitetos chineses explicando o novo urbanismo na China.

Edição histórica

Esta edição já é considerada a maior da história do Congresso Mundial de Arquitetos, tendo alcançado uma audiência de 56 mil pessoas de 170 países. Na plataforma exclusiva do UIA2021RIO há atualmente mais de 40 conteúdos – entre ArchiTalks, debates, conferências – de profissionais das mais diversas localidades.

Em junho, quem ainda não está inscrito no Congresso terá a última oportunidade de conhecer um pouco deste rico conteúdo: será realizada, entre os dias 21 e 24, a quarta e última Semana Gratuita, com programação aberta ao público. Para saber mais e participar, basta acessar: https://aberto.uia2021rio.archi/

E, em julho, finalmente, o Congresso chegará a seu ápice: a programação é riquíssima, com mesas-redondas para consolidar proposições, palestras de 18 keynote speakers (os maiores nomes da arquitetura no mundo), um seminário sobre Saúde Urbana – promovido pelo Public Health Group (PHG) da União Internacional de Arquitetos (UIA), premiações da UIA e do UIA2021RIO, exposições internacionais e uma série de eventos culturais.

O conteúdo é tão extraordinário que ocupará sete palcos digitais simultâneos, acessados exclusivamente pelos inscritos. Todo o conteúdo ficará disponível aos congressistas por dois anos. Se você é profissional ou estudante, não pode ficar de fora desse evento!