PREMIAÇÃO IAB 2021 – EDIÇÃO CENTENÁRIO DO DEPARTAMENTO ESTADUAL • IAB-BA – HOMOLOGAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS. 

O Comitê Organizador da Premiação Estadual IAB-BA, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Edital da Premiação, após verificar o preenchimento e atendimentos aos procedimentos do certame, homologou em 1 de dezembro de 2021, as inscrições dos trabalhos nas categorias previstas. Posteriormente, os membros dos júris reuniram-se, no período de 4 a 14 de dezembro do corrente, para julgamento dos trabalhos traduzidos através de pareceres com indicação dos premiados. 

1. Categoria Edificações A Comissão julgadora formada por Ariadne Moraes, Naia Alban, Maria Ângela Cardoso, confere o PRIMEIRO LUGAR à proposta Escola de Ensino Médio, Uruçuca (BA). A escola, localizada no município de Uruçuca, no interior da Bahia, propõe uma tipologia e uma materialidade integradas ao contexto local e adaptadas ao clima da região, através de uma arquitetura exequível e criativa em sua definição espacial e no uso dos materiais. 

Autor: Sérgio Faraulo, Beatriz Goulart e Frederico Zanelato.

Concede MENÇÃO HONROSA ao projeto Hotel Pivot 30, Mucugê, (BA), por apresentar uma solução que recria a paisagem do lugar, através de uma inserção cuidadosa no contexto da Caatinga e que aposta na mimese arquitetônica. Como resultado, temos uma reformulação de um ambiente agradável no coração da Chapada Diamantina.

Autores: Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz. Colaboradores: vários

 

2.Categoria Interiores e Design A Comissão julgadora formada por Marcia Reis, Amélia Castro Pasqualino Magnavita confere o PRIMEIRO LUGAR à proposta Puro Saudável – Graça/Salvador (BA). Uma proposta arquitetônica associada ao seu conceito e programa, além de trazer soluções que respeitam os aspectos originais de uma edificação histórica de princípios ecléticos do final do século XIX, propondo elementos contemporâneos, ressaltando a distinguibilidade das configurações originais, e a reversibilidade nas soluções construtivas, a exemplo da utilização da estrutura metálica e das instalações luminotécnicas. 

Autor: Gabriel Magalhães. Colaboradores: Rafaela Carinhanha, Laíse Pitanga, Luana Pedreira. 

Confere MENÇÃO HONROSA ao projeto da Praça dos Dendezeiros e dos Corredores do AEROPORTO DE SALVADOR, o projeto resultou em uma solução criativa e humanizada, a despeito de uma edificação com programa rígido e de características técnicas restritivas, e, embora os elementos propostos remetam a referências tropicais de forma literal, não expressam de maneira aprofundada a identidade baiana.

Autores: Thais Abreu, Beto Sena, Luiza Burato.

 

3.Categoria Técnicas e TecnologiaA Comissão julgadora formada por Akemi Tahara, Luiz Botas Dourado, Elias Machado confere o PRIMEIRO LUGAR à proposta Mapa de Padrões de Ocupação do Solo de Salvador 2019. Os estudos promovidos ressaltam, nos resultados obtidos, a importância de um planejamento urbano embasado no conhecimento climático especializado, com significativa contribuição ambiental, social e tecnológica.

Autora: Tereza Maria Moura Freire

E concede MENÇÃO HONROSA  ao Projeto Residência AU+E/UFBA – Tecnologia social inovadora para ATHIS Curso de Especialização em Assistência Técnica para Habitação e Direito à Cidade, desenvolvido na Residência AU+E/UFBA, por promove atividades extremamente relevantes de assistência técnica através de ensino-pesquisa-extensão e a interlocução com as comunidades envolvidas em processos de aprendizagem multidisciplinar e coletiva, aplicada a projeto participativos, mostrando ser exequível e de grande contribuição pedagógica, tecnológica e social.

Autora: Ângela Maria Gordilho Souza. Colaboradores: Coletivo da Residência AU+E

. Colaboradores: vários

 

4.Categoria Urbanismo, Planejamento e CidadesA Comissão julgadora composta por Laila Mourad, Beatriz Cerqueira, Socorro Fialho confere o PRIMEIRO LUGAR à proposta Ecourbanismo Rural, Uruçuca (BA). pela sua inovação e pelo cuidado ao implantar um projeto articulado a questões do ecossistema. Trata-se de um debate contemporâneo, que serve como contraponto à tradição dos empreendimentos rurais nacionais, de cunho extensionista e de monocultura.

Autor: Marina Grinover. Colaboradores: vários

Concede MENCÃO HONROSA, ao projeto de Requalificação Urbanística da Praça Marechal Deodoro Salvador (BA), pela importância para a cidade do Salvador.

Autor: Adriano Mascarenhas. 

Colaboradores: Eric Cabussu, Helder da Rocha, Saulo Coelho

 

5.Categoria Cultura Arquitetônica (sem inscritos)

 

Comissão Organizadora

  • Luiz Antonio de Souza (Coordenador)
  • Giovana Chetto
  • Rita Nascimento
  • Tatiana Scher
  • Thaís Garcia

 

Baixe aqui todos o parecer geral e por categoria da premiação:

Parecer Geral;
Edificações;
Interiores e Design;
Técnicas e Tecnologia;
Urbanismo, Planejamento, Cidades;