O Futuro das Cidades em debate no UIA2021Rio

 Até 22 de julho segue a programação virtual do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, onde os maiores nomes da arquitetura mundial se encontram para debater o futuro das cidades. Os congressistas vão assistir a palestras com vinte dos nomes mais importantes da arquitetura e a mesas-redondas com mais de cem arquitetos premiados internacionalmente, além de apresentações de trabalhos, atividades culturais e premiações.

Desde março, quase 90 mil pessoas, de mais de 180 países, vêm acompanhando os painéis preparatórios – um recorde absoluto nos mais de 70 anos do evento realizado pela União Internacional de Arquitetos (UIA) a cada três anos. Para a sua realização, o evento teve o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) e da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).

O debate sobre o futuro das cidades deixa de ter fronteiras em um ambiente 100% digital, e temas fundamentais ao planejamento urbano, como infraestrutura, eficiência energética, mobilidade urbana, habitação social, saúde pública, patrimônio, cultura, saneamento e uso das águas serão apresentados ao longo do programa.

Entre os palestrantes de destaque do UIA2021RIO, estão os arquitetos Francis Kéré (Burkina Faso), Elizabeth de Portzamparc (Brasil/França), Eduardo Souto de Moura (Portugal), Tatiana Bilbao (México), Solano Benítez (Paraguai), Zhang Li (China), Carla Juaçaba (Brasil), Anna Heringer (Alemanha), Francine Houben (Holanda) e Studio Mumbai (Índia).

ABERTURA E HOMENAGEM

A cerimônia de abertura do 27º Congresso Mundial de Arquitetos foi no dia 18 de julho, às 8h30, com a presença do presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA), Thomas Vonier; a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay; a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Maria Elisa Baptista; a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), Nadia Somekh; a presidente da Federação Nacional de Arquitetos (FNA), Eleonora Mascia; e o representante do Comitê de Honra do UIA2021RIO, Oskar Metsavaht.

Neste dia, houve uma mesa de homenagem ao arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha no Palco Mundo do UIA2021RIO, com mediação do arquiteto português Nuno Sampaio e participação da brasileira Carla Juaçaba e do português Eduardo Souto de Moura, também ganhador do Prêmio Pritzker. Paulo Mendes da Rocha, que faleceu em maio deste ano, era o presidente do Comitê de Honra do UIA2021RIO.

CARTA DO RIO

Está prevista para a programação principal do UIA2021RIO a consolidação da Carta do Rio, um documento que deve se tornar referência para a arquitetura e o urbanismo mundiais e atuar como um manifesto dos profissionais dessas áreas.

A partir das diretrizes expressas pela ONU, pela ONU-Habitat e pela UNESCO nos Objetivos do Milênio e na Nova Agenda Urbana, a Carta do Rio vai trazer proposições para as cidades do século XXI. O documento, a ser aprovado no último dia do UIA2021RIO, foca na defesa dos bons espaços públicos, do clima, da saúde pública, da dignidade da moradia e da redução de desigualdades.

Mesas interativas vão acontecer ao longo dos cinco dias de evento, para que os participantes possam debater sobre cada eixo temático do congresso, como conteúdo complementar à carta elaborada com ampla participação de entidades nacionais e internacionais de Arquitetura e Urbanismo.