Acesse transmissão de lançamento aqui!
Apresentação do “Guia IAB para a Agenda 2030”.
“Esse guia, ao elencar respostas aos objetivos de desenvolvimento sustentável adotados pelas Nações Unidas –resultado do trabalho de muitas equipes, em muitas frentes – demonstra o papel central que a arquitetura e o urbanismo têm na salvaguarda da vida no planeta. Em tempos obscuros e preocupantes, essa coletânea reacende a esperança e reanima o compromisso do IAB com nossa casa comum, lado a lado com todos aqueles que compartilham nossa luta por um mundo melhor”, afirma Maria Elisa Baptista, Presidente do lAB.
Tantos os projetos arquitetônicos quanto os planejamentos urbanos foram selecionados por uma Comissão Editorial composta por representantes de entidades da classe, assim como pertencentes ao setor privado e a ONGs. A Coordenação da seleção ficou a cargo do arquiteto e urbanista Cid Blanco Jr., representante do IAB na Comissão da UIA de Acompanhamento dos ODS.
O resultado do processo de seleção foi inicialmente apresentado durante o Circuito Urbano 2020, realizado em outubro do mesmo ano e organizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). No denominado “Outubro Urbano”, o IAB realizou uma série de nove lives intituladas “Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiros: desafios em tempos de pandemia”, nas quais foram debatidas tais propostas.
“Faltam 10 anos para chegarmos em 2030. A Agenda dos ODS é vista como um norteador para um mundo melhor. Pensar o futuro do planeta é olhar o futuro das cidades e de como a sustentabilidade as afeta enquanto sociedade. A Arquitetura e o Urbanismo têm de mostrar, à sociedade, sua interação com esse compromisso mundial”, afirma a arquiteta e urbanista Cláudia Pires, uma das coordenadoras da Comissão de Política Urbana onde está o Grupo de Trabalho da Agenda 2030 do IAB.
Confira e faça download gratuito do Guia IAB para a Agenda 2030.
Acesse o link: https://www.iabsp.org.br/guia_iab_agenda_2030.pdf
Comentários