Notícias



Isay Weinfeld no canal IAB-BA TV

Na segunda edição da Série É Conversando que a gente se entende do canal IAB-BA TV, o convidado foi o arquiteto Isay Weinfeld, que ao, longo de uma carreira de 40 anos acumula prêmios no Brasil e no mundo e é reconhecido pela criatividade múltipla – é cineasta, cenógrafo e design de móveis. Assista aqui.

O bate-papo informal foi conduzido pelo presidente do IAB-BA, Luiz Antônio de Souza, que abriu a live destacando o tema Ser Arquiteto. “Ser arquiteto remete ao lugar a partir do qual espiamos e nos relacionamos com o mundo. Sociedade, elementos naturais e culturais se articulam e orquestram as distintas formas de leitura”.

Com a palavra, Isay agradeceu o convite ressaltando seu amor por Salvador, onde fez o projeto de restauração do Hotel Fasano, e repetiu o que considera uma de suas premissas principais. “Não me considero um arquiteto segundo as definições da básicas da profissão. Acho que aprendi a colocar coisas diferentes, juntas de uma certa forma e esse caminho me acompanha por várias expressões – na arquitetura, no cinema, nas artes plásticas e, quem sabe, na literatura que estou iniciando”.

Dentro dessa multiplicidade de atuação, Isay coloca sua forma de atuar na arquitetura como o resultado de tudo que absorveu em suas diversas áreas de interesse. “O que me move é a curiosidade. Sempre falo no escritório que não pudemos atuar com uma fórmula repetida, apostando sempre no que deu certo. É correndo risco e surpreendendo a nós mesmos que fazemos coisas surpreendentes para os outros”.

Entre seus projetos atuais, Isay afirma estar muito satisfeito em desenvolver projetos para clientes que atuam para o programa habitacional do governo, o Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida). “Finalmente, sinto que me tiraram de uma gaveta com essa oportunidade, pois deixo de ser o arquiteto que só trabalha com “luxo”, o que não faz sentido, porque o luxo está na qualidade do que é feito com o espaço”.

Nesse sentido, ele destaca não ver diferença no criar projetos de “cunho social” ou de alto padrão, bem como projetar no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. “É sempre uma questão de respeito ao espaço, ao cliente e aos que vão conviver com a obra”. Essa premissa confere mais uma peculiaridade ao seu trabalho. “Minha arquitetura é silenciosa, discreta. Tento me desfazer do ego ao criar e não ter apego à criação”.

No encerramento, após uma hora de conversa, Luiz Antônio pediu que o arquiteto deixasse um aconselhamento com base em seu saber, aos arquitetos mais jovens e a resposta resume o sucesso de Isay. “Se posso dizer algo é trilhe seu próprio caminho, coloque sua personalidade no seu trabalho sem seguir ninguém. Afirmo que minha maior conquista ao longo da carreira é manter minha liberdade para criar”.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2021. Todos os direitos reservados.