Importantes obras do arquiteto baiano Diógenes Rebouças estiveram na rota de uma visita guiada ocorrida no último dia 05 de novembro, em Salvador. A ação integra as comemorações ao centenário de nascimento do profissional que assinou projetos emblemáticos na capital baiana como o Hotel da Bahia e a Escola Parque.
A visita guiada contemplou diversas obras de Rebouças localizadas nos bairros da Federação, Campo Grande, Vitória, Barra e Graça. Contemplou o interior dos mais importantes edifícios projetados pelo arquiteto nestes bairros, como a Faculdade de Arquitetura e Escola Politécnica da UFBA, o Hotel da Bahia, o Edifício Comendador Urpia e o Museu Carlos Costa Pinto. No percurso, foram analisadas e contextualizadas, de forma mais breve, outras obras, como a Avenida Centenário, o Edifício Barão de Itapuã e o Edifício Lord Cochrane.
Os arquitetos e professores Nivaldo Andrade e Juliana Nery, da Faculdade de Arquitetura da UFBA, ambos pesquisadores da arquitetura moderna na Bahia, foram os guias deste encontro.