No dia 26 de setembro, em votação virtual, o IAB elegeu sua nova diretoria nacional para o triênio 2020-2023, cuja presidência tem à frente a arquiteta Maria Elisa Baptista, com longa atuação no IAB/MG e no Conselho Superior do IAB. Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Arquitetura e Urbanismo e doutora em Urbanismo, é a primeira mulher a dirigir o Instituto nacionalmente.
Em seu discurso de posse, ela agradeceu o precioso trabalho da última Direção Nacional, liderado pelo Departamento da Bahia e sob a presidência de Nivaldo Andrade, destacando que “se podemos hoje almejar avanços, é porque partimos do legado de todos os que nos antecederam”.
Maria Elisa abordou também a importância da arquitetura na construção da sociedade brasileira. “A arquitetura e as cidades não só nos dizem quem somos, mas o que podemos e o que queremos ser. Respondem às tragédias e às possibilidades de seu tempo. No entanto, os tempos são muitos, tão diferentes para cada um, enraizados na história e no território. Coube a nós viver mais uma vez tempos sombrios. De tristeza, desesperança, fumaça, descaso, terra arrasada. A desigualdade histórica no acesso à terra reflete os grandes temas atuais – identitários, ambientais, alimentares, econômicos – e não haverá solução alheia ao acesso à terra como direito, bem comum e necessidade vital”.
Para ela, no atual contexto de desmonte do Estado, dos direitos sociais e econômicos, da ciência, da cultura e desmantelamento da indústria nacional, os arquitetos e arquitetas vivem o desafio de construir e consolidar o papel e a dimensão cultural, civilizatória e libertária da Arquitetura. “É nesse tempo, de olhos abertos e mãos estendidas, que o IAB existe e resiste. As soluções capazes de enfrentar os desafios de um mundo marcado por imensas desigualdades, mesmo aquelas promovidas pela arquitetura e pelo urbanismo, não serão construídas no âmbito estrito da nossa profissão. Exigem o engajamento do IAB nas grandes questões da vida nacional, de natureza política, social, econômica e cultural, e que se dará pela atuação em conjunto com os movimentos e instituições representativos dos mais diversos setores de nossa sociedade”, ressaltou.
Ao fim do discurso, Maria Elisa Baptista enfatizou a imensa capacidade de trabalho e reflexão das instâncias internas do IAB – Departamentos, Núcleos, Comissões. “A ação coordenada entre elas, articulada a uma estratégia de comunicação externa, são passos necessários para dar visibilidade e efetividade a esse potencial”, acredita. “Só a construção de um novo olhar, um olhar nosso para nós mesmos,, um olhar lúcido que se oponha ao culto da fatalidade, que enfrente a exploração e a especulação; um olhar que mire o horizonte e nos faça caminhar passo a passo, um olhar que não se desespera, mas age, pode nos conduzir na construção de um país justo, solidário, generoso e amoroso”.
Composição Diretoria IAB-DN 2020-2023
Presidente Nacional
Maria Elisa Baptista – Departamento de Minas Gerais
Vice-Presidente Nacional
Rafael Pavan dos Passos – Departamento do Rio Grande do Sul
Secretário Geral
Cláudio Listher Marques Bahia – Departamento de Minas Gerais
Diretora Administrativo-financeira
Rosilene Guedes Souza – Departamento de Minas Gerais
Diretor Cultural
Luiz Eduardo Sarmento Araújo – Departamento do Distrito Federal
Vice Presidente Extraordinário de Relações Institucionais
Fernando Túlio Salva Rocha Franco – Departamento de São Paulo
Vice Presidente Extraordinária de Ações Afirmativas
Luiza Rego Dias Coelho – Departamento do Distrito Federal
Vice Presidente Região Centro-Oeste
Laís Petra Lobato Martins – DF
Vice Presidente Região Nordeste
Carla de Azevedo Veras – MA
Vice Presidente Região Norte
Marcelo Borborema – AM
Vice Presidente Região Sudeste
Marcela Marques Abla – RJ
Vice Presidente Região Sul
Tânia Nunes Galvão Verri – PR
Vice Presidente de Relações UIA 2021 Rio
Nivaldo Andrade – BA
Comentários