Desde fevereiro, o Núcleo IAB-BA Sudoeste vem participando da reformulação do PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) e do PDAP ( Plano Diretor Aeroportuário) do município de Vitória da Conquista.  Em setembro foi realizada a primeira audiência pública, com a apresentação dos diagnósticos pela FEP, empresa contratada pela Prefeitura Municipal para o desenvolvimento dos planos. A próxima será em outubro.

O IAB é o representante titular das entidades de classe, ensino e pesquisa na mesa das audiências públicas, que atendem às diretrizes da política urbana, especialmente quanto aos espaços de construção participativa do PPDU e do PDAP. Elas são abertas à comunidade, sendo garantida a presença de todos os cidadãos e cidadãs, independente de comprovação de residência ou qualquer outra condição.

Constituído por técnicos e dirigentes da Prefeitura Municipal, vereadores e representantes de instituições acadêmicas, associações profissionais e entidades, além de membros dos diferentes segmentos da sociedade civil, o Grupo de Trabalho e Acompanhamento (GTA) se reúne por segmentos para elaboração do novo Plano Diretor que deverá ser concluído no segundo semestre desse ano.