16o Seminário de História da Cidade e do Urbanismo

Bienalmente realizado desde 1990, o SHCU está em sua 16º edição este ano e acontece de hoje, 15, a 18 de junho, em formato online, organizado pela FAUUFBA com apoio do IAB-BA. Para saber sobre a programação e conhecer conferencistas confirmados, acesse o portal do evento

O SHCU é o mais importante fórum de debates, difusão e trocas no campo da história urbana entre pesquisadores, programas de pós-graduação e prática profissional. Mediante trocas disciplinares, acolhe contribuições de campos de conhecimentos diversos – Arquitetura e Urbanismo, História, Geografia, Sociologia, Antropologia etc.

Esta é quarta vez que o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura da UFBA realiza o Seminário. São quatro os Eixos Temáticos escolhidos para responder a questões como problemas, metodologias e sujeitos envolvidos no processo de construção intelectual da história do pensamento urbanístico e quais as dimensões presentes na construção de debates relativas às experiências e culturas urbanas cotidianas, às coletividades, aos saberes tradicionais, aos silenciamentos, às questões étnico-raciais e de gênero.

Eixo Temático 1 – Historiografia e Pensamento Urbanístico
Refletir as questões teórico-metodológicas, os problemas, as teorias, as metodologias, os atores, as redes intelectuais e os regimes de historicidade.

Eixo Temático 2 – História, Urbanismo e outros campos do conhecimento sobre as cidades
Debruçar-se sobre as experiências, multi, inter e transdisciplinares, os saberes tradicionais e a dimensão da experiência urbana cotidiana.

Eixo Temático 3 – Escritas da História Urbana
Vislumbrar as temporalidades, os silenciamentos, os modos de narração e as práticas historiográficas – história oral, comparada, conectada, relatos, testemunhos, cidade letrada, literatura, biografias, montagens etc.

Eixo Temático 4 – Cidades, Memórias e Arquivos
Debruçar-se sobre as fontes, os documentos, as materialidades, os patrimônios, as cartografias, as iconografias e outras fontes, documentos e vestígios.

Inscrições

As inscrições no evento através do Sympla foram encerradas. O XVI SHCU acontecerá dentro da Plataforma do Evento. Para acompanhar de forma gratuita, basta acessar a plataforma por onde serão transmitidas as atividades.