Notícias



XVII Bienal de Arquitetura de Quito.

XVII BIENAL PANAMERICANA DE ARQUITETURA DE QUITO

BIENAL ABERTA, ARQUITETURA ROMPE SUAS FRONTEIRAS

Prezados colegas,

Reforçamos o convite os arquitetos brasileiros para fazerem parte da reflexão proposta para a XVII Bienal de Quito 2010 e participarem da confrontação na XVII BAQ 2010, demonstrando a força da nossa arquitetura e urbanismo, abrilhantando este evento que vem ocorrendo desde 1978, há 32 anos.

A Bienal se realiza na cidade de São Francisco de Quito, Patrimônio da Humanidade, de 15 a 19 de novembro de 2010, com a confrontação de obras realizadas por arquitetos do continente americano, do Canadá ao Chile, organizada pelo Colégio de Arquitetos do Equador, núcleo da Província de Pichincha – CAE-P, através da Comissão Bienal. A XVII BAQ conta com o aval da União Internacional de Arquitetos (UIA), a Regional de Arquitetos do Grupo Andino (RAGA) e da Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos (FPAA).

A edição 2010 da Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito A BIENAL ABERTA, A ARQUITETURA ROMPE SUAS FRONTEIRAS, visa analisar a arquitetura a partir de uma ótica diferente. O objetivo da Bienal de Arquitetura de Quito de propor o tema da BIENAL ABERTA, é trazer para discussão o ambiente arquitetônico a abertura de uma disciplina fechada, cuja ruptura produza um encontro onde se possam incluir as óticas da sociedade, da economia, da ciência, da cultura e da natureza. Com isto, analisar como todos os processos influem ou produzem equações que terminam em arquitetura.

Desde a visão global e outras visões, A BIENAL ABERTA busca identificar os problemas do nosso tempo em nosso entorno, e que o resultado possa incluir estes temas no ideário arquitetônico local, para replicar a experiência na variedade de incumbências que nós enfrentaremos na prática diária.

Na Bienal 2010 se fará um esforço para não fechar a discussão ao âmbito arquitetônico, por ser necessário produzir uma reflexão aberta nas diferentes manifestações culturais. Pretende-se por em comunicação a arquitetura com cinco diferentes aproximações com a realidade: NATUREZA, SOCIEDADA, ECONOMIA, CULTURA E CIÊNCIA.

As categorias de participação na confrontação de obras realizadas por arquitetos do continente americano são: A) Desenho Arquitetônico; B) Desenho Urbano; C) Hábitat Social e Desenvolvimento (CONCURSO MUNDIAL); D) Arquitetura da Paisagem; E) Reabilitação e Reciclagem; F) Teoria História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo; G) Publicações Periódicas Especializadas.

Lembramos aos arquitetos interessados nesta XII Bienal de Quito, que a NOVA data limite de recepção dos trabalhos em Quito ser até quarta-feira 12 de novembro de 2010, no CAE-P, 18:00 h. (do Ecuador)

Cordiais saudações

Vania Avelar de Albuquerque – Arquiteta Urbanista
Coordenadora Internacional da XVII Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito XVII – BRASIL
XVII BAQ 2010 – BRASIL
vania.avelar@mailcity.com

Veja o folder:

Frente | Verso



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.