Notícias



Workshop Audium de Acústica Arquitetônica

Acontece nesta quarta (09), no Solar Cunha Guedes, a quinta edição do WAAA – Workshop Audium de Acústica Arquitetônica. O evento, que receberá profissionais de todo o país interessados em acústica arquitetônica e engenharia acústica,  terá programação especial para estudantes (manhã), convidados (tarde e noite) e visitação aberta aos estandes das principais empresas de materiais acústicos nacionais e internacionais.

A objetivo do workshop é de fomentar o debate sobre o tema, abordando assuntos como conforto acústico, soluções alternativas e sustentáveis e acústica no ambiente urbano, além de dos impactos da poluição sonora na saúde e qualidade de vida.

Nesta edição, os destaques são as presenças de J. Luis Bento Coelho, professor de acústica do Instituto Superior Técnico de Lisboa-Portugal, coordenador do Grupo de Acústica e Controle do Ruído do IST/TULisbon e presidente do International Institute of Acoustics and Vibration; e de Juan Frias, engenheiro acústico pela Universidade Politécnica de Madri-Espanha e consultor técnico da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica – ProAcústica.

PROGRAMAÇÃO – A manhã será inteiramente dedicada aos estudantes de arquitetura e engenharia, que assistirão a palestras sobre os impactos do ruído na saúde; a acústica de espaços contemporâneos, com apresentação de cases; a redução dos impactos sonoros no ambiente urbano; e a Norma de Desempenho – 15.575 da ABNT. Para participar, é necessário fazer o cadastro no site da Audium (www.audium.com.br), aguardar o recebimento de e-mail confirmando a inscrição e efetuar o pagamento de R$ 20 (vinte reais). As vagas são limitadas. O valor arrecadado com as inscrições será doado ao Lar Escola Mundo da Criança.

No turno da tarde, o público será formado por profissionais convidados de todo o país, que conhecerão a atuação da SOBRAC-NE, Conforto Acústico em escritórios, questões urbanísticas relacionadas às denúncias de poluição sonora, Conforto Acústicos em Cidades e Norma de Desempenho NBR 15.575. O evento será encerrado com a mesa redonda “Interface entre projetos arquitetônico e acústico”, com apresentação de cases, mediação da arquiteta

Débora Santa Fé e participação dos arquitetos Carla Macedo, Eduardo Brandão e Isabel Gonçalves.O evento tem coordenação técnica de Débora Barretto, arquiteta especialista em acústica nas edificações pela UPM/Espanha, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Acústica – SOBRAC, conselheira do CAU-BA, professora de Conforto Acústico da UNIME e diretora da Audium.

 

Acústica | Saúde e qualidade de vida

O setor de acústica é um dos mais modernos da indústria da construção civil (engenharia e arquitetura), ocupando local de destaque principalmente na busca de ambientes que respeitem a saúde e qualidade de vida dos usuários de espaços e equipamentos públicos e particulares. Importante sempre destacar que a acústica deixou de ser considerada um aspecto de luxo nos projetos arquitetônicos e hoje é vista como algo essencial, principalmente por evitar a exposição ao excesso de barulho, que faz com que o homem desenvolva problemas de saúde de diversas natureza, como surdez e perdas auditivas, estresse, males cardíacos, má digestão e impotência sexual, dentre muitos outros.

 

Acústica | Formação e Mercado de Trabalho

O bacharelado é novidade no mercado brasileiro – a primeira turma se formou em 2014, na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Mas o mercado já está bem especializado, principalmente com o surgimento da certificação da Sociedade Brasileira de Acústica – SOBRAC, que atesta a qualidade dos profissionais com atuação na área de acústica e vibrações. A pouca mão de obra existente é, portanto, altamente especializada e totalmente conectada com as tendências do mercado internacional.

 

SERVIÇO

O que: V Workshop Audium de Acústica Arquitetônica

Quando: 9 de setembro, das 9h às 19h

Onde: Solar Cunha Guedes

Valor:

Manhã – programação para estudantes – R$ 20 (inscrição solidária)

Tarde – programação para convidados

GRATUITO DURANTE TODO O DIA – Visitação dos estandes aberta ao público

 

 



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.