Notícias



Vencedores do 1º Prêmio Syene Jovens Arquitetos serão conhecidos no dia 17 de agosto

Os três vencedores da primeira edição do Prêmio Syene Jovens Arquitetos 2010, promovido pela incorporadora Syene Empreendimentos, serão apresentados amanhã, dia 17 de agosto, terça-feira.  A solenidade de premiação acontecerá na sala principal do Teatro Castro Alves, às 20h.

Os autores dos três melhores trabalhos apresentados serão premiados, cada um, com um pacote de viagem para a Espanha [cidades de Madrid, Santiago de Compostela e La Coruña], com visita técnica a algumas obras do grupo Copasa naquele país, com o acompanhamento de um representante da Syene.

Uma comissão julgadora composta por três profissionais renomados da área ficaram responsáveis pela escolha: Adriano Mascarenhas, indicado pelo IAB, e Antonio Caramelo e Carlos Campelo, indicados pela Syene. Os trabalhos finalistas selecionados já estão em exposição no foyer do TCA até o dia 29 de agosto.

“Acredito que é um estímulo ao estudante a preparar melhor o seu trabalho, ao seu aprendizado e, conseqüentemente, à qualidade dos projetos de arquitetura do nosso estado, enaltecendo nossa profissão. Por se tratar de uma iniciativa primorosa, essa premiação é um ponto de partida para outros concursos na nossa área, tão carente em nosso estado”, conta Adriano Marcarenhas.

Carlos Campelo ficou impressionado com a qualidade dos trabalhados apresentados. “São excelentes. O mercado ganha, os profissionais de arquitetura também e é mais desenvolvimento para nossa cidade”, acredita.

“Fantástica a iniciativa da Syene com essa premiação. A incorporadora está sempre ligada ao futuro, a construir o futuro e aposta nesses novos profissionais, que investem em criatividade, em desenvolvimento. As novas idéias é que revolucionam e emocionam”, disse o arquiteto Antonio Caramelo durante o processo de avaliação e escolha dos três melhores trabalhos.

Dentre os aspectos avaliados, a comissão atentou para inovação, viabilidade técnico-construtiva e financeira na eventual execução do projeto/plano apresentado, considerando as tecnologias e materiais adotados além da contextualização, a relação da proposta com o contexto cultural, físico e tecnológico local.

Sobre o Prêmio

A participação foi aberta aos alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo [UFBA, Unifacs e Unime] que tenham desenvolvido e defendido seu trabalho final de graduação [TFG] no ano de 2009 em estabelecimentos de ensino sediados no Estado da Bahia em cursos devidamente autorizados pelo Ministério da Educação [MEC].

Coube a cada instituição de ensino selecionar internamente, dentre os trabalhos finais de graduação de seus formandos os que tiverem obtido da respectiva banca de avaliação nota final igual ou superior a nove, no máximo um trabalho para cada cinco alunos ou fração que tenham desenvolvido e defendido seu trabalho final de graduação no ano de 2009, ou seja, 20% do número total de trabalhos defendido no ano de 2009. Os trabalhos foram entregues pelos concorrentes nas secretarias / coordenações dos respectivos cursos até o dia 30 de julho de 2010.

Texto: Marlla Farias



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.