Notícias



USO DO BIM PODE AUMENTAR AGILIDADE E TRANSPARÊNCIA DE OBRAS PÚBLICAS

O 2º Seminário Estadual sobre BIM Bahia foi realizado no dia 30/08, na sede do Senai Cimatec, em Salvador. O evento, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e Sistema Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), com apoio do IAB-BA, reuniu cerca de 900 pessoas, entre profissionais e estudantes, que foram conhecer as novidades do setor.

O BIM, sigla para Building Information Modeling (em português Modelagem da Informação da Construção) visa melhorar a qualidade das obras públicas, reduzindo a quantidade de aditivos, inibindo os desvios de conduta, aumentando a agilidade e a transparência. Na abertura, representantes de vários segmentos ligados à engenharia e arquitetura, de órgãos públicos e privados, além de associações e conselhos profissionais, falaram sobre a importância do BIM para a construção civil.

 

O presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo, destacou o aumento significativo no número de participantes em relação à primeira edição do evento, realizado no ano passado pelo Crea-BA, uma prova do interesse que o assunto desperta. Citou também a caravana BIM que está percorrendo oito cidades do interior da Bahia difundindo o tema entre engenheiros, arquitetos e gestores públicos.

A representante do Sistema Fieb, a engenheira Túlia Ribeiro, enfatizou que o BIM está se consolidando no Brasil e que o Senai Cimatec foi um dos pioneiros em implantar um curso de pós-graduação na área. Em 2018 a instituição vai lançar uma MBA em BIM.

O professor aposentado Sérgio Scheer abordou as tecnologias disruptivas na construção civil. Segundo ele, o BIM chegou para quebrar paradigmas nessa área que tradicionalmente tem muito retrabalho e desperdício, além de pouco uso de tecnologia digital. Sérgio citou diversas tecnologias disruptivas e economicamente viáveis, como a internet das coisas, serviço de armazenamento de dados em nuvem e internet móvel. Foi uma das palestras mais instigantes, pois trouxe elementos sobre o futuro da construção civil.

Para entrar no 2º Seminário sobre BIM Bahia cada participante levou dois pacotes de leite em pó, revertidos para uma campanha solidária de arrecadação de recursos alimentícios para o Hospital Aristides Maltez.

*Texto elaborado com informações da Ascom Crea-BA

Fotos: Clara Feliciano



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.