ÚLTIMAS VAGAS | Curso Acústica e a Norma de Desempenho

O Instituto de Arquitetos do Brasil e a Audium Propaga Cursos promovem o curso Acústica e a Norma de Desempenho na manhã do próximo dia 9 de junho. Esta será a última oportunidade para arquitetos, engenheiros, designers e estudantes participarem do curso em Salvador.

Ministrado pela arquiteta especialista em Acústica Débora Barretto, o curso será realizado no auditório da LBHome, um espaço moderno e confortável, completamente adequado acusticamente.

O objetivo do curso é explicar de forma clara os parâmetros de isolamento acústico que a Norma Brasileira requer às edificações residenciais, facilitando o entendimento sobre os requisitos acústicos da Norma de Desempenho 15.575, além de mostrar quais as implicações da norma nos projetos arquitetônicos e construções.

Segundo Débora Barretto, ruídos em edificações são uma doença construtiva e a solução deve ser dada durante o projeto. “Acreditamos que agir preventivamente proporciona mais qualidade às construções, valorizando os imóveis e, sobretudo, dando qualidade de vida aos usuários, evitando desgastes e problemas de saúde. Obedecendo os requisitos da norma, todos ganham”, defende a professora especialista em acústica.

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de junho. Porém, as vagas são limitadas. Para se inscrever, basta mandar e-mail para comunicacao@iab-ba.org.br ou ligar para 71 98899.3980 e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).


Calendário de cursos IAB-BA | AUDIUM PROPAGA

09/06 – Acústica e Norma de DesempenhoCalendário:

21/07 – Acústica de Ambientes Corporativos
18/08 – Iluminação de Auditórios e Salas de Aulas
15/09 – Acústica Sustentável

Resumo dos cursos:

Acústica e Norma de Desempenho – Você sabe quais são os parâmetros de isolamento acústico que a Norma Brasileira requer às edificações residenciais? Quer entender os requisitos acústicos da Norma de desempenho e saber quais implicações em seu projeto? Aprenda como tratar destas questões neste curso. Ruídos em edificações são uma doença construtiva e a solução deve ser dada durante o projeto.

Acústica de Ambientes Corporativos – A eficiência no trabalho está relacionada com a condição acústica. Pesquisas comprovam que a produtividade pode cair até 20% em ambientes inadequados acusticamente. É hora de entender e adequar nosso ambiente de trabalho. Ambientes com desconforto acústico proporciona estresse, dores de cabeça, falta de atenção e aumento do índice de absenteísmo nas empresas, isto é, afastamento remunerado de funcionários por questão de saúde. Portanto representa um desperdício dos recursos financeiros da empresa. Curso fundamental para todos os profissionais que projetam escritórios. Grande parte dos problemas acústicos referentes a privacidade, podem ser evitados desde a fase de projeto. Afinal, privacidade e conforto acústico não se obtém apenas com a especificação de forro absorvente acústico. Venha conhecer as recomendações de projeto e melhore seu vocabulário técnico.

Iluminação de Auditórios e Salas de Aulas – Iluminação adequada é fundamental para o aprendizado. Antigamente, a iluminação tinha apenas a finalidade de iluminar. Hoje, mais do que isso, sabe-se que ela interfere, principalmente, no desempenho de atividades intelectuais. Por isso, é BÁSICO conhecer e especificar sistemas de iluminação que promovem níveis de iluminância adequados nas mesas e áreas de trabalho, homogeneidade, evitando pontos de ofuscamento. A intuição é válida, mas a responsabilidade requer análises específicas e cálculos para evitar erros que resultam em espaços inadequados e provocam sintomas como dores de cabeça, tontura, vertigem, etc. Curso técnico, dinâmico e aplicado! Tendo inclusive um exercício prático de cálculo de lúmens.

Acústica Sustentável – Sustentabilidade não é moda, é essencial. Podemos justificar a relação de sustentabilidade e acústica arquitetônica de todas as formas:
– Por questão moral: quem se preocupa com o próximo, tem que reduzir o impacto ambiental das obras e edificações do meio em que vive.
– Pelo mercado: obter certificações AQUA-HQE e LEED traz reconhecimento e visibilidade, atraindo mais consumidores.
– Por questão de ética: por se ter por essência o cuidado com o meio em que vive e a promoção da qualidade de vida.
E o que isso tem a ver com acústica arquitetônica? tudo! Venha se preparar para o mercado! Curso fundamental para todos que entendem a responsabilidade das especificações técnicas.