Boletim Notícias



SITUAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR É FOCO DE AUDIÊNCIA EM BRASÍLIA

centrp

Discutir a demolição de imóveis históricos em Salvador e as medidas para a preservação do patrimônio histórico e artístico nacional. Este é o objetivo da audiência publica realizada nesta quinta (24), às 09h30min, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Convocada pela Deputada Alice Portugal (PC do B) – Comissão de Cultura da Câmara, a sessão contará com a presença da presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia (IAB-BA), Solange Araújo. O instituto realizou em junho deste ano, junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU-BA) e ao Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado da Bahia (Sinarq), uma denúncia a UNESCO sobre o estado de abandono do Centro Histórico de Salvador.

“A expectativa é de que possamos sensibilizar os políticos para conseguirmos uma ação mais efetiva em defesa do patrimônio histórico brasileiro. As politicas de preservação precisam ser postas em prática e as gestões devem ter um olhar mais atendo as cidades de denso patrimônio histórico cultural, como é o caso de Salvador”, explica Solange.

A denúncia feita a UNESCO foi impulsionada após o Centro Histórico de Salvador, considerado Patrimônio Mundial desde 1985, ter 31 imóveis  demolidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), depois de um período de chuva intensa, que evidenciou o  risco de deslizamento de terra e desabamento.

A Audiência Pública pode ser acompanhada ao vivo através do link http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ccult/. Os interessados devem acessar a reunião e escolher os sublinks informações/detalhes/assista ao vivo. O link de transmissão só estará disponível após o início da audiência.

Confira a denúncia

Confira a resposta da UNESCO EM ANEXO



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.