Notícias



Série registra 66 anos do IAB-BA

Em 30 de abril, o IAB-BA completou 66 anos e a memória de sua trajetória foi narrada, em texto sucinto, pelo seu presidente Luiz Antônio de Souza, quando destacou que “em 1954, a inquietação política nacional e o imaginário político do “enigma baiano” não foram impedimentos para que 29 profissionais, egressos do curso de arquitetura da Escola de Belas Artes, constituíssem o primeiro quadro de sócios fundadores, do hoje IAB/Departamento da Bahia”.

Para assinalar a data, o IAB-BA convidou várias personalidades que, de alguma forma, contribuem e participam do percurso da entidade nesses seus 66 anos, a prestar depoimentos que ressaltam seu compromisso com a valorização da profissão e com o pensar a arquitetura como uma ferramenta de inclusão social e para cidades mais justas.

Foram quase 40 vídeos enviados, por arquitetos de várias gerações, políticos, acadêmicos, empresários, líderes comunitários e representantes de entidades da sociedade civil. Alguns trataram da história do IAB-BA, outros destacaram o seu legado às novas gerações.

Entre tantas participações, cabe distinção aos depoimentos da arquiteta Yeda Barradas, sócia fundadora da instituição e do arquiteto Ary Magalhães, um dos responsáveis pela construção da sede própria no Centro de Salvador.

Juntos, esses depoimentos formam um painel de 66 anos de atuação da entidade e podem ser conferidos no perfil @iab_ba ou no canal da entidade no youtube. O IAB-BA agradece!

Despedida

Já perto de completarmos a série, no dia 28 de maio, o IAB-BA recebeu a notícia do falecimento de outro grande personagem da sua trajetória, o arquiteto James José de Farias, que estava com sérios problemas de saúde há algum tempo e por isso, não pôde prestar seu depoimento.

“James foi um colega atuante em vários momentos do caminho da instituição, inclusive no projeto da nossa sede. Com tristeza nos despedimos. Fica a saudade, a gratidão e nossa solidariedade, nesse momento, de dor a toda sua família”, Luiz Antônio de Souza.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.