Boletim Notícias



Reunião COSU-IAB acontece durante o Congresso ArqAmazônia

31

Acesse o MANIFESTO DO INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL- IAB À NAÇÃO BRASILEIRA.

A reunião do COSU-IAB, Conselho Superior do IAB, aconteceu concomitante ao Congresso ARQAMAZÔNIA, nos dias 15, 16, 17 de setembro, antecedido pela reunião dos presidentes, no dia 14 à tarde, onde os presidentes fizeram os relatos dos seus Departamentos.

As principais questões tratadas no COSU-IAB foram o 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) “Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21”, que será realizado no RJ, e reunirá arquitetos de todo o mundo. O evento internacional traz a discussão da atual realidade urbana, expressa através da diversidade e da multiplicidade de formas e construções das cidades brasileiras. Também receberam destaque os eventos articulados ao Congresso da UIA, a serem realizados pelos Departamentos, como o XXI CBA – Congresso Brasileiro de Arquitetos, organização do IAB Brasília, com previsão para 2017, com o tema “Futuro da Tradição. A Tradição do Futuro”, que tem a proposta de promover um diálogo direto com o título do Congresso da UIA. O ArquiMemória 5 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado, organização do IAB-BA, que tem a previsão de acontecer em novembro de 2017 e, já se encontra em processo de organização.

Outra questão tratada foi sobre a decisão do STJ – Supremo Tribunal de Justiça, em Brasília, contrária a ação impetrada por arquitetos vencedores do concurso de projetos promovido pelo Governo do Distrito Federal, há alguns anos – concurso de estudos preliminares para o Centro de Exposições Agropecuárias de Planaltina e para o Edifício Sede da Secretaria de Habitação (SEDHAB). Os arquitetos cobravam contratação para o desenvolvimento dos projetos como previa o Edital do concurso. Questão esta que se constitui como bandeira política do IAB, pela contratação de projetos completos, ou seja, que as obras somente sejam licitadas depois de terem sido elaborados os correspondentes projetos, isto é, estudos preliminares, anteprojetos, projetos executivos, de arquitetura e complementares, bem como orçamentos e especificações de toda a obra.

Sustentabilidade do IAB – a comissão instituída para estudar as questões de sustentabilidade do IAB representada pelo Conselheiro Alan Cury do IAB-SP apresenta um conjunto de ideias que encaminham para um planejamento estratégico de ações, que articulem os departamentos em rede, a partir do estabelecimento de metas. A Conselheira Mirna Lobo do IAB-PR também apresenta uma proposta e, considerando as polêmicas levantadas, a questão é remetida para aprofundamento a ser deliberada em outro momento.

Manifesto do COSU – IAB, o documento foi aprovado e será divulgado tão logo o Presidente da DN-IAB faça a sua assinatura.

Próximo COSU será em Maringá, IAB-PR, em 26, 27 e 28 de janeiro de 2017.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.