O escritório baiano A&P Arquitetura e Urbanismo, dos arquitetos Alexandre Prisco e Nivaldo Andrade, ficou em terceiro lugar no 1º Prêmio de Arquitetura AkzoNobel, pelo projeto do Commons Bar. Promovida pelo AkzoNobel e Instituto Tomie Ohtake, a premiação foi lançada em agosto de 2013 e os primeiro e segundo lugares foram os projetos Casa Grelha da FGMF Arquitetura (São Paulo), e Casa dos Pátios da AR Arquitetura (São Paulo).
O prêmio de Arquitetura AkzoNobel busca dar reconhecimento aos profissionais que conseguem ressignificar os programas arquitetônicos, contribuindo para forçar os limites tecnológicos , as proposições formais e a exploração das tradições, dos novos materiais e dos processos construtivos de forma inovadora.
Receberam menção honrosa os projetos MINIMOD, da Mapa Arquitetos; o Beco São Vicente, da MACh Arquitetos; e o Estádio do Maracanã, de Daniel Hopf Fernandes.
Veja o resumo dos projetos vencedores:
Primeiro lugar: Casa Grelha da FGMF Arquitetura (São Paulo)
Arquiteto Responsável: Fernando Forte
Local: Serra da Mantiqueira
Finalizado: 2008
Colaboradores: Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz, Renata Davi, Renata Góes, Luiz Florence, Adriana Junqueira, Paloma Delgado, Ivo Magaldi, André Malheiros, Luciana Muller, Débora Zepellini, Nilton Rossi, Ana Paula Barbosa, Eva Suárez, Marilia Caetano, Bruno Ara.
Projeto:
Segundo Lugar: Casa dos Pátios, da AR Arquitetos (São Paulo)
Arquiteto Responsável: Juan Pablo Rosenberg
Coautor: Mariana Acayaba
Local: São Paulo
Finalizado: 2012
Projeto:
Terceiro Lugar: Commons Studio Bar, da A&P Arquitetura e Urbanismo (Bahia)
Arquiteto Responsável: Alexandre Prisco
Coautor: Nivaldo Andrade
Local: Salvador
Finalizado: 2012
Colaboradores: Andre Nobrega, Débora Barretto (acústica); João Batista (iluminação); Sérgio Alencar (execução).
Projeto:
Mais informações no site www.institutotomieohtake.org.br