Notícias



Programa de TV é gravado na sede histórica do IAB-BA

O Edifício dos Arquitetos, sede histórica do IAB-BA, localizado na Ladeira da Praça, serviu de cenário para a gravação do programa de TV Aprovado que foi ao ar no último dia 20 de julho, na Bahia. O ator e apresentador Jackson Costa conversou com o arquiteto e urbanista Nivaldo Andrade, presidente do IAB-BA, sobre a importância de se preservar edificações históricas e consideradas como patrimônio e oferecer ocupação desses espaços.

No bate-papo, Nivaldo destacou o equívoco das intervenções que foram realizadas no Centro Histórico de Salvador a partir da década de 1990, que o prepararam apenas para o turista. Nivaldo reconhece a importância do turismo como atividade econômica, mas alerta sobre o valor simbólico desta área central da cidade para a Bahia e também para o mundo, uma vez que é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. “Se o Centro Histórico não for bacana para o morador local, não será bacana para o turista”, defendeu.

O programa, que teve como tema Patrimônio Edificado, mostrou alguns importantes monumentos de Salvador e como eles podem ser utilizados. Foram citados entre outros o Elevador Lacerda e o Plano Inclinado Gonçalves, importantes ligações entre as cidades baixa e alta; o Palacete das Artes, que abriga várias exposições importantes; e o Forte de São Marcelo, uma edificação que está atualmente sem uso e que poderia, segundo Nivaldo, abrigar um Memorial da Cidade, pela sua importância histórica e própria localização.

Em outro bloco da edição, o programa exibiu matéria sobre o Museu Histórico Cajaíba, em Vitória da Conquista, onde as obras de arte ficam expostas a céu aberto; e na série “Orquestras da Bahia”, um especial sobre a OSBA.

Clique aqui para ver o programa.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.