Notícias



Presidente do IAB recebe importante premiação em Bogotá

Sergio_magalhaes

Sérgio Magalhães (foto: Divulgação/IAB)

O presidente do IAB, arquiteto Sérgio Magalhães, foi homenageado na última quinta-feira, 26 de setembro, com o Prêmio América de Arquitetura, na categoria Projeto, durante Sessão Solene do XV Seminário de Arquitetura Latino-americana (SAL15). A obra, a contribuição social, a trajetória política de Magalhães e o seu importante papel à frente do IAB foram alguns dos pontos destacados durante o evento realizado em Bogotá, capital da Colômbia.
O arquiteto e doutor honoris causa da Universidade de Tucumán, Ramon Gutiérrez, conduziu a solenidade de premiação, afirmando: “Este prêmio é o reconhecimento por uma ação que supera o próprio projeto arquitetônico que, além de evidente na obra de Sérgio, é complementado pela trajetória política e social em prol do melhoramento das cidades brasileiras e da integração urbanística e social das comunidades carentes. Isto pode ser percebido em programas como o Favela-Bairro e o Bairro-Escola”.

Sérgio Magalhães foi escolhido por um grupo de prestigiados críticos de arquitetura do continente, composto por Ramon Gutiérrez (Argentina), Silvia Arango (Colômbia), Ruth Verde Zein (Brasil), Luise Noelle (México) e Fernando Diez (Argentina). Entre os vencedores, também estão o professor da FAU-USP Hugo Segawa com o Prêmio América na categoria “Crítica de Arquitetura” e Gustavo Moré, da República Dominicana, na categoria “Difusão”.

Os temas “Arquitetura e espaços públicos” foram discutidos no SAL15 entre os dias 22 e 26 deste mês, junto com as questões referentes à integração das comunidades carentes no contexto da América Latina. A próxima edição do Seminário acontece em 2015, em Santo Domingo.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.