Notícias



Prêmio incentiva produção local de jovens talentos de arquitetura

A incorporadora Syene Empreendimentos, atenta ao talento e incentivadora dos futuros profissionais de arquitetura no mercado baiano, inova e promove o Prêmio Syene Jovens Arquitetos 2010, com o apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia (IAB-BA). Esse é o primeiro concurso estadual para trabalhos finais de graduação em Arquitetura e Urbanismo para formandos em 2009 no Estado da Bahia.

A participação é aberta aos alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo [UFBA, Unifacs e Unime] que tenham desenvolvido e defendido seu trabalho final de graduação [TFG] no ano de 2009 em estabelecimentos de ensino sediados no Estado da Bahia em cursos devidamente autorizados pelo Ministério da Educação [MEC].

“A Bahia é um estado que cresce e que demanda o serviço desses profissionais. A Syene sempre buscou incentivar a produção arquitetônica do estado, por isso, nada melhor que valorizar a formação de novos arquitetos baianos que tem, na essência, talento e criatividade. Além disso, esse prêmio é uma retribuição da Syene ao Estado por ter recebido, nesses dois anos, nossos produtos de forma tão positiva”, diz Jealva Fonseca, gerente de produtos da incorporadora. E antecipa: “Esse será o primeiro concurso. O objetivo da Syene é mantê-lo para os próximos anos e o tema sustentabilidade será incluído e avaliados nos projetos concorrentes”.

Cabe a cada instituição de ensino selecionar internamente, dentre os trabalhos finais de graduação de seus formandos os que tiverem obtido da respectiva banca de avaliação nota final igual ou superior a nove no máximo um trabalho para cada cinco alunos ou fração que tenham desenvolvido e defendido seu trabalho final de graduação no ano de 2009, ou seja, 20% do número total de trabalhos defendido no ano de 2009. Os trabalhos deverão ser entregues, pelos concorrentes nas secretarias / coordenações dos respectivos cursos até o dia 30 de julho de 2010.

Dentre os aspectos avaliados, a comissão julgadora atentará para inovação, viabilidade técnico-construtiva e financeira na eventual execução do projeto/plano apresentado, considerando as tecnologias e materiais adotados além da contextualização, a relação da proposta com o contexto cultural, físico e tecnológico local. A comissão julgadora será composta por três profissionais renomados da área. Sendo dois indicados pela Syene e um indicado pelo IAB [Instituto de Arquitetura da Bahia].

Premiação

A Comissão Julgadora desse concurso escolherá os três melhores trabalhos apresentados, sendo que os autores desses trabalhos serão premiados, cada um, com um pacote de viagem para a Espanha [cidades de Madrid, Santiago de Compostela e La Coruña], com visita técnica a algumas obras do grupo Copasa naquele país, com o acompanhamento de um representante da Syene.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.