Agenda de Eventos Concursos Notícias



PREMIAÇÃO IAB-BA 2016 – REGULAMENTO

A Coordenação da Premiação do IAB-BA 2016, juntamente com o Conselho Diretor do IAB-BA, vem comunicar aos interessados a prorrogação dos prazos da referida Premiação. Com a prorrogação, as inscrições se encerram no dia 30 de janeiro de 2017, mesmo dia em que termina o prazo para entrega dos trabalhos. E a divulgação dos resultados e cerimônia de premiação acontecerá no dia 03 de fevereiro de 2017.

1. OBJETIVOS

1.1. A PREMIAÇÃO IAB-BA 2016 tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar a produção intelectual e profissional dos arquitetos e urbanistas atuantes no Estado da Bahia.

2. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1. Categorias

2.1.1. Os trabalhos inscritos na PREMIAÇÃO IAB-BA 2016 deverão estar inseridos em uma das seguintes categorias:

a. Arquitetura de Edificações: projetos de edificações destinadas a usos habitacionais, comerciais, administrativos, educacionais, saúde, religiosos, esportivos, industriais e outros programas funcionais;
b. Arquitetura de Interiores e Design: projetos de desenho industrial, sistemas e elementos construtivos, desenho de objeto, mobiliário, cenografia, expografia, comunicação visual e arquitetura de interiores;
c. Urbanismo e Paisagismo: projetos urbanos; planos diretores, setoriais e municipais; projetos de redes de serviço e infraestrutura urbana; projetos de preservação e recuperação ambiental; projetos de ordenação territorial; projetos de arquitetura paisagística e/ou planejamento paisagístico;
d. Restauração e Requalificação do Patrimônio Edificado: projetos de restauração, requalificação e/ou ampliação de edifícios e sítios de valor cultural reconhecido (tombados em nível federal, estadual ou municipal);
e. Projeto Salvador: projetos que proponham soluções criativas, corajosas e exequíveis para problemas urbanos de Salvador ou que apresentem propostas que qualifiquem significativamente áreas e espaços urbanos degradados de Salvador;
f. Publicações: trabalhos publicados na forma de livros, revistas, periódicos, ensaios, críticas e e-books.
g. Fotografias de objetos arquitetônicos. Serão com apresentação em projeção digital, em ambiente devidamente preparado.

2.1.2. Nas categorias descritas na alínea “a” até a alínea “e” do item 2.1.1, poderão ser premiados trabalhos nas subcategorias “projeto” e “obra concluída”.

2.1.3. Na categoria “Projeto Salvador”, poderão ser inscritos trabalhos executados ou não, elaborados profissionalmente ou no ambiente acadêmico.

2.1.4. Além das categorias listadas acima, de inscrição aberta a todos os interessados que cumpram com as condições estabelecidas neste regulamento, o IAB-BA também concederá o Prêmio “Arquiteto Diógenes Rebouças” a um profissional que, pela sua atuação em projetos, construções, gestão pública e/ou formação profissional, tenha contribuído significativamente para o desenvolvimento da arquitetura e do urbanismo na Bahia.

2.1.5. Não serão aceitas inscrições para o Prêmio “Arquiteto Diógenes Rebouças”, que será concedido a profissional escolhido diretamente pelo Conselho Diretor do IAB-BA e os jurados baianos que compõem as demais categorias.

2.2. Participação

2.2.1 A PREMIAÇÃO IAB-BA 2016 é aberta aos arquitetos e urbanistas, sócios e não sócios do IAB-BA, desde que registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

2.1.2 Na categoria “Projeto Salvador”, poderão ser inscritos projetos elaborados a partir do 2º ano letivo dos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo sediados no Estado da Bahia e que tenham como objeto espaços ou áreas urbanas da cidade do Salvador. Nesta categoria, além do(s) estudante(s) responsável(is) pelo desenvolvimento do trabalho, deverá ser indicado, no momento da inscrição, o nome de pelo menos um arquiteto e urbanista registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) como orientador.

2.1.3 Poderão ser inscritos projetos não executados, obras realizadas, publicações e trabalhos acadêmicos relacionados a edificações e intervenções arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas desenvolvidos entre 2010 e 2016 no Estado da Bahia ou por arquitetos e urbanistas residentes no Estado da Bahia.

2.1.4 No caso da categoria “Publicações”, poderão ser inscritos trabalhos publicados no Brasil ou no exterior com temática relacionada à arquitetura e/ou ao urbanismo baianos.

2.1.5 Não há limite de número de trabalhos a ser enviado por autor em qualquer das categorias indicadas no item 2.1.1.

2.1.6 Ao inscrever um trabalho na PREMIAÇÃO IAB-BA 2016, o seu autor se compromete a cumprir os termos e condições estabelecidos neste Regulamento.

2.1.7 Não poderão inscrever trabalhos os membros do Conselho Diretor do IAB-BA e da Comissão Julgadora, assim como seus parentes em primeiro grau ou sócios, independente da forma de sociedade.

2.1.8 No caso dos concursos de projeto organizados pelo IAB-BA, somente poderão ser inscritos os projetos vencedores, sendo vedada a inscrição dos demais projetos participantes.

2.1.9 Os documentos referentes à PREMIAÇÃO IAB-BA 2016 encontram-se disponível no site do IAB-BA – www.iab-ba.org.br.

2.3. Prazos

2.3.1. Início das inscrições: 10 de outubro de 2016.

2.3.2. Prazo final para inscrições e entrega dos trabalhos: 30 de janeiro de 2017, às 18 horas.

2.3.3. Divulgação dos resultados e cerimônia de premiação: 03 de fevereiro de 2017, às 18h (conforme item 2.7.4)

2.4. Apresentação dos trabalhos

2.4.1. Cada um dos trabalhos inscritos nas categorias “Arquitetura de Edificações”, “Arquitetura de Interiores e Design”, “Urbanismo e Paisagismo”, “Restauração e Requalificação do Patrimônio Edificado” e “Projeto Salvador”, descritas na alínea “a” até a alínea “e” do item 2.1.1., deverá ser apresentado no seguinte formato:

a. Até 2 (duas) pranchas no formato 594×841 cm (formato A1), numeradas no campo inferior direito (1/2, 2/2). Deverá ser reservado em cada prancha espaço para carimbo, com 5 cm (cinco centímetros) de altura, na parte inferior e no comprimento total da prancha.

b. A linguagem de apresentação das pranchas fica ao critério de cada concorrente devendo constar no carimbo da prancha, obrigatoriamente, as seguintes informações:

i. a identificação PREMIAÇÃO IAB-BA 2016;
ii. a categoria a que pertence o trabalho;
iii. o título do projeto;
iv. a localização do projeto;
v. o ano de elaboração do projeto e, quando se tratar de obra executada, da conclusão da obra;
vi. o(s) nome(s) do(s) autor(es);
vii. o(s) nome(s) do(s) eventual(is) colaborador(es);
viii. o(s) nome(s) do(s) orientador(es), no caso de trabalhos de estudantes inscritos na categoria “Projeto Salvador”.

c. Para a efetivação da inscrição do trabalho, deverá ser entregue na sede executiva do IAB-BA, situada à Avenida Lucaia, nº 317, Edifício Raphael Gordilho, sala 203, Rio Vermelho, Salvador, Bahia, Brasil, CEP 41.940-660, ou enviados pelos Correios para este endereço, observando-se os prazos estabelecidos no item 2.3 deste edital, um pacote único, embalado em papel pardo, contendo:

i. 01 (uma) cópia impressa de cada uma das pranchas, montada sobre painel semirrígido e leve (como papel pluma, por exemplo);
ii. CD-Rom ou DVD contendo material destinado à eventual divulgação do trabalho na imprensa e em um eventual catálogo da premiação, a saber:

1) Arquivos digitais de cada uma das pranchas entregues, em formato JPG e resolução de 300 dpi;
2) 04 (quatro) imagens representativas do projeto, em formato JPG e resolução de 300 dpi;
3) Arquivo do Microsoft Word contendo texto explicativo do projeto com todas as informações julgadas necessárias pelo(s) autor(es) para o adequado entendimento do projeto. Deverá ser observada as seguinte formatação: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento antes e depois 6, espaçamento entre linhas 1,5, no máximo uma folha tamanho A4.

2.4.2. Cada um dos trabalhos inscritos na categoria “Publicações”, descrita na alínea “f” do item 2.1.1., deverá ser apresentado em 3 (três) cópias impressas, de igual teor.

a. Para a efetivação da inscrição do trabalho, deverá ser entregue na sede executiva do IAB-BA, situada à Avenida Lucaia, nº 317, Edifício Raphael Gordilho, sala 203, Rio Vermelho, Salvador, Bahia, Brasil, CEP 41.940-660, ou enviados pelos Correios para este endereço, observando-se os prazos estabelecidos no item 2.3 deste edital, um pacote único, embalado em papel pardo, contendo:

i. As 3 (três) cópias impressas de igual teor indicadas no caput do item 2.4.2.;
ii. CD-Rom ou DVD contendo material destinado à eventual divulgação do trabalho na imprensa e em um eventual catálogo da premiação, a saber:

1) Arquivo digital do trabalho impresso, em formato PDF;
2) Arquivo do Microsoft Word contendo ficha técnica: título, autor(es), colaborador(es), ano de produção, referência bibliográfica completa da publicação;
3) Arquivo do Microsoft Word contendo memorial descritivo, com todas as informações julgadas necessárias pelo(s) autor(es) para melhor apresentação do trabalho, podendo conter imagens e textos. Deverá ser observada as seguinte formatação: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento antes e depois 6, espaçamento entre linhas 1,5, no máximo duas folhas tamanho A4.

2.4.3. Os pacotes indicados nos itens anteriores deverão conter externamente os seguintes dizeres:

• PREMIAÇÃO IAB-BA 2016
• Categoria
• Autor(es)
• Endereço do autor responsável pela inscrição
2.4.4. O IAB-BA não se responsabiliza por eventuais omissões, informações incompletas ou incorretas em qualquer dos itens acima.

2.5. Inscrições

2.5.1. Só poderá inscrever-se nas categorias “Arquitetura de Edificações”, “Arquitetura de Interiores e Design”, “Urbanismo e Paisagismo”, “Restauração e Requalificação do Patrimônio Edificado” e “Publicações” arquiteto e urbanista habilitado, mediante apresentação de cópia da certidão de registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

2.5.2. Só poderá inscrever-se na categoria “Projeto Salvador” arquiteto e urbanista habilitado, mediante apresentação de cópia da certidão de registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, ou estudante de graduação em arquitetura e urbanismo, mediante apresentação de comprovante de matrícula em instituições de ensino de arquitetura e urbanismo localizadas no Estado da Bahia.

2.5.3. Os participantes inscreverão seus trabalhos mediante a entrega, pessoalmente ou por remessa:
a. Da ficha de inscrição disponível no site do IAB-BA (www.iab-ba.org.br), preenchida e assinada;
b. Do comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição;
c. Do material relacionado no item 2.4, conforme categoria escolhida.

2.5.4. O pagamento da Taxa de Inscrição será via depósito ou transferência bancária para o Banco Bradesco, agência 0235, conta corrente 13723-5, CNPJ 14.527.063/0001-05, favorecido Departamento da Bahia do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-BA. Não será aceito pagamento de inscrição na sede do IAB-BA.

2.5.5. No caso de optar pela remessa por Correios ou qualquer outra modalidade, o IAB-BA não arcará com quaisquer custos relativos à mesma.

2.5.6. O associado titular do IAB-BA em dia com o pagamento de sua anuidade terá direito a inscrever um trabalho gratuitamente, em qualquer categoria. Para cada um dos demais trabalhos, deverá pagar Taxa de Inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

2.5.7. O associado aspirante (estudante de graduação em arquitetura e urbanismo) do IAB-BA em dia com o pagamento de sua anuidade terá direito a inscrever um trabalho gratuitamente, na categoria “Projeto Salvador”. Para cada um dos demais trabalhos, deverá pagar a Taxa de Inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).

2.5.8. Os arquitetos e urbanistas não associados ao IAB-BA e os associados titulares que estejam com sua anuidade em aberto deverão pagar a Taxa de Inscrição no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) por trabalho.

2.5.9. Os estudantes de graduação em arquitetura e urbanismo não associados ao IAB-BA deverão pagar a Taxa de Inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais) por trabalho.

2.6. Comissão Julgadora

2.6.1. A Comissão Julgadora será formada por arquitetos e urbanistas de reconhecida atuação e experiência, buscando conferir um caráter de diversidade de opiniões e olhares.

2.6.2. A composição da Comissão Julgadora será divulgada no site do IAB-BA – www.iab-ba.org.br.

2.6.3. A ausência de qualquer membro da Comissão Julgadora na abertura dos trabalhos autoriza a Comissão Organizadora a convocar e efetivar o suplente.

2.6.4. A Comissão Julgadora se reunirá para o julgamento dos trabalhos em data, hora e local determinados pela Comissão Organizadora.

2.6.5. A Comissão Julgadora apresentará uma Ata dos trabalhos, onde constarão os critérios estabelecidos para análise e apreciação dos trabalhos recebidos, assim como a justificativa para os prêmios e menções honrosas atribuídos.

2.6.6. Os membros da Comissão Julgadora deliberarão por maioria simples e suas decisões são definitivas, não cabendo qualquer recurso.

2.7. Premiação

2.7.1. Por categoria, será conferido pela Comissão Julgadora um Prêmio Honorífico exclusivo ou na condição ex-aequo (em igualdade/equiparação).

2.7.2. A critério da Comissão Julgadora poderão ser concedidos também uma ou mais Menções Honrosas por categoria.

2.7.3. A Comissão Julgadora terá a prerrogativa de, na hipótese de não haver trabalhos a serem destacados, não conferir Prêmios ou Menções Honrosas, conforme deliberação de seus membros, justificada em Ata.

2.7.4. A Cerimônia de Premiação, incluindo a divulgação dos resultados, será realizada no vão do Teatro Castro Alves, na Praça Dois de Julho, s/n, Campo Grande, Salvador, Bahia, no dia 03 de fevereiro de
2017, às 18h.

2.7.5. O IAB-BA conferirá aos trabalhos destacados pela Comissão Julgadora Prêmios Honoríficos e Diplomas.

2.7.6. O IAB-BA divulgará amplamente o resultado da PREMIAÇÃO IAB-BA 2016, através de seu site e de outros meios.

2.7.7. O IAB-BA poderá confeccionar catálogo da PREMIAÇÃO IAB-BA 2016 e, para tanto, os concorrentes cederão licença de publicação, bem como assumem total responsabilidade pela correção, propriedade e adequação dos créditos referentes aos trabalhos de sua autoria.

2.8. Disposições gerais

2.8.1. A Comissão Organizadora da PREMIAÇÃO IAB-BA 2016 é formada pelos arquitetos e urbanistas Neilton Dórea Rodrigues de Oliveira (coordenador), Nivaldo Andrade e Silvia Pimenta, membros do Conselho Diretor do IAB-BA.

2.8.2. A inscrição na PREMIAÇÃO IAB-BA 2016 implica em total e absoluta concordância com os termos deste regulamento.

2.8.3. As dúvidas e os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

2.8.4. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria do IAB-BA, pelo telefone (71) 3335-1195 ou pelo email iab-ba@iab-ba.org.br.

Inscreva-se Aqui!

Baixe aqui o regulamento.

Baixe aqui o modelo da prancha.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2018. Todos os direitos reservados.