Instituto de Arquitetos do Brasil – Bahia

Concursos Notícias



Premiação IAB-BA 2016 destaca arquitetos e urbanistas atuantes no Estado

trofeu

Troféu Premiação IAB-BA 2016 – Autores Neilton Dórea e Thiago Conceição

O Instituto de Arquitetos do Brasil departamento Bahia realiza a Premiação IAB-BA 2016 com o objetivo de identificar, valorizar e divulgar a produção intelectual e profissional dos arquitetos e urbanistas atuantes no Estado da Bahia. A divulgação dos resultados e cerimônia de premiação acontecerá no dia 03 de fevereiro de 2017, às 19h, no grande vão do Teatro Castro Alves. Na ocasião, será inaugurada uma exposição com todos os trabalhos concorrentes.

As categorias são: Arquitetura de Edificações; Arquitetura de Interiores e Design; Urbanismo e Paisagismo; Restauração e Requalificação do Patrimônio Edificado; Projeto Salvador; Fotografias de Objetos Arquitetônicos e Publicações. “Salvador é uma cidade de malha viária ampla e espalhada. Um amontoado de edificações, das quais menos de 7% é projetada e construída por profissionais da arquitetura e engenharia. Procurando divulgar as construções mais expressivas, as obras de arquiteturas comprometidas com sua contemporaneidade e cultura local, o IAB-BA abre para os arquitetos baianos mais um canal de divulgação: a Premiação IAB-BA, ampliando o conhecer e debate tecnocultural de arquitetura e urbanismo e que expande para a população a oportunidade de ver engenhos construídos com mais apuro e sensibilidade”, afirma Neilton Dórea, Coordenador da Premiação IAB-Ba 2016.

Na cerimônia da Premiação IAB-BA 2016, o doutor, arquiteto e professor Mário Mendonça receberá o Prêmio “Arquiteto Diógenes Rebouças”, dedicado ao profissional que tenha contribuído significativamente para o desenvolvimento da arquitetura e do urbanismo na Bahia. Aposentado há vinte anos, hoje, aos 81 anos, Mário ainda não pensa em parar de ensinar e se dedicar a projetos de pesquisa na Universidade Federal da Bahia, onde tem formado algumas gerações que passam pelo Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração (NTPR), laboratório criado por ele, pioneiro na América do Sul, dedicado à pesquisa de tecnologias voltadas para a durabilidade dos materiais e dos edifícios e, à conservação e restauração de monumentos.

“Cuidar do nosso patrimônio histórico e arquitetônico é amar a arquitetura que foi deixada pelos nossos ancestrais, como testemunho da nossa arte, do que foi a nossa cidade. Muitas pessoas têm procurado o laboratório com essa percepção da importância de trabalhar arquitetura restaurando os monumentos. Realizamos, atualmente, um projeto inventário das fortificações do Estado da Bahia, pesquisamos argamassas antigas para aplicação na restauração e trabalhamos para consolidar construções históricas que estão desabando”, afirma, Mário Mendonça.

 



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2018. Todos os direitos reservados.