Boletim Notícias



Por solicitação do IAB-BA a SEDUR – Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia recebe os arquitetos para uma conversa sobre mobilidade em Salvador e RM

Foto: Divulgação CCR Metrô Bahia

Foto: Divulgação CCR Metrô Bahia

Na ocasião, a equipe do IAB-Ba representada pela presidente Solange Araújo, o conselheiro Daniel Colina e pelo arquiteto Roberto Cortizo, todos membros da comissão de Políticas Urbanas, foi recebida pelo diretor da SEDUR, Márcio Tourinho, no último dia 18.

O diretor da SEDUR apresenta o metrô como um serviço estruturante, que necessita de integração viária e por modais e, como projeto foi pensado por meio de  um convênio entre Salvador e Lauro de Freitas, que prevê as integrações através da alimentação do sistema coletivo urbano, com ônibus e ajustes nas linhas, de forma a articular estações e terminais de integração de passageiros (ônibus e metrô).

ROTA – Tourinho esclareceu que a conexão viária Linha 1, quando ampliada se estenderá até Águas Claras (último trecho ainda não contratado). Quanto a Linha 2, que sai do Acesso Norte no sentido Salvador Shopping, pelo canteiro central ou marginal da Avenida ACM (em superfície ou em elevado), chega ao Detran em elevado, segue margeando o Rio Camurujipe até a Estação Rodoviária, e  segue para a Estação Pernambués – Supermercado Macro. Na Avenida Paralela, o metrô seguirá em superfície, pela área central verde até a Estação Aeroporto.

Questionado sobre as diferenças em cotas de nível, Toruinho exemplificou.  “A Lagoa do Imbuí, o metrô irá passar em pilares, no nível da própria Avenida Paralela”, explicou informando que posteriormente os trens chegarão à Estação Lauro de Freitas.

Conexão Subúrbio / Comércio – Foi apresentada apenas a mancha do percurso do projeto, que prevê a conexão entre Subúrbio e Comércio. A proposta é transformar o antigo trem do Subúrbio Ferroviário em um Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), traçando um percurso de 18,5 km e 21 estações. Esta extensão já considera a ampliação para chegar ao bairro do Comércio – Terminal da França, e no sentido oposto à região de São Luís, no bairro de Paripe.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.