Boletim Notícias



Paulo Mendes da Rocha receberá o Leão de Ouro da Bienal de Veneza

foto1

O renomado arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha receberá o Leão de Ouro da 15ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, que tem como tema “Relatos do front”, pelo conjunto de sua obra. A entrega do prêmio será realizada no dia 28 de maio, numa cerimônia no Palazzo Giustinian, em Veneza, Itália.

A decisão foi tomada pelo Conselho de Diretores da Bienal, presidido por Paolo Baratta, segundo recomendação do curador atual do evento e arquiteto chileno Alejandro Aravena. De acordo com o Conselho, entre outros pontos, “o atributo mais marcante da arquitetura do brasileiro é a atemporalidade”.

“Muitas décadas após serem construídos, cada um de seus projetos resiste ao avanço do tempo, tanto estilisticamente e fisicamente. Essa consciência estarrecedora deve ser a consequência de sua integridade ideológica e sua genialidade estrutural. Ele é um desafiador inconformado e, ao mesmo tempo, um realista apaixonado”, diz a nota oficial.

Mendes da Rocha é autor de obras de impacto, como a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo e a sede do Museu Brasileiro da Escultura, também na capital paulista, como o mais celebrado arquiteto nacional vivo. O brasileiro já recebeu outros prêmios, como o Prêmio Pritzker, em 2016, considerado o Nobel da arquitetura, e o Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-americana em 200.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.