Notícias



Paulo Mendes da Rocha é Doutor Honoris Causa em Córdoba

paulo_m_rocha_2

Foto: Nivaldo Andrade

O principal auditório da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), Argentina, estava completamente tomado por arquitetos e estudantes de arquitetura na sessão solene, que aconteceu na última quinta-feira, de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha.

Durante a solenidade, o arquiteto e docente da UNC Alejandro Cohen fez uma apresentação sobre Paulo Mendes da Rocha, em que destacou a capacidade do homenageado de sustentar, ao longo de sua trajetória profissional, a ideia de que o projeto é uma forma de ver o mundo e que a arquitetura tem uma função essencialmente social.

“Ele expressa com toda a clareza a ideia de que a arquitetura é um instrumento para transformar a realidade, e não apenas para perpetuar a desigualdade”, justificou Cohen.

O presidente do IAB, Sérgio Magalhães, disse que o Instituto está honrado por ter entre seus membros o mais novo Doutor Honoris Causa da UNC. “Esse é um reconhecimento importante, que faz justiça ao trabalho de Mendes da Rocha e enaltece a cultura brasileira“, afirmou.

O diploma e a medalha de Doutor Honoris Causa foram entregues pelo reitor da UNC, Francisco Tamarit. Paulo Mendes da Rocha também foi presenteado com algumas publicações da editora universitária.

A solenidade compôs a programação do XXXII Encontro e do XVII Congresso da Associação de Faculdades e Escolas de Arquitetura Públicas da América do Sul (ArquiSur), que este ano comemora os 400 anos da UNC.

(Crédito das fotos: Nivaldo Andrade)



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.