Notícias



Os bairros e o legado da Copa de 2014.

Recentemente foi realizado pela Rede Cammpi o 11º Fórum da Península de Itapagipe que tratou contando com a presença do secretário Ney Campelo da Secretaria Extraordinária de Assuntos da Copa, oportunidade em que a concorrida audiência debateu sobre a importância dos bairros da península definirem as suas prioridades para reivindicar a sua execução no contexto do plano geral de intervenções que serão definidas para a Copa de 2014.

O Movimento SOS Barra em parceria com a AMABARRA, o Movimento Vozes de Salvador, os orgãos da Prefeitura e a Polícia Militar trabalha continuamente para tornar o bairro um exemplo da boa convivência entre a Comunidade e o meio em que está inserida. Ações mais operacionais como a instalação de lixeiras nas praias e na calçada da orla, ordenamento do trânsito, controle da poluição sonora no Porto da Barra e adequação do horário de coleta de lixo, vem fazendo a diferença na melhoria a qualidade de vida do bairro.

Numa esfera mais ampla, pode-se destacar o trabalho deste Movimento junto ao Ministério Público Estadual na criação da Agenda Máxima de Eventos na Barra, cuja formalização se dará através de um Termo de Ajustamento de Conduta entre Comunidade, Prefeitura e Governo do Estado. Com esta medida, serão contidos os excessos oriundos desta carga no bairro que, só em 2010 teve mais de 50 dias de eventos (dentre shows musicais, esportivos e caminhadas).

O seu mais ambicioso projeto é a criação do Plano Setorial da Barra, que detalhará e especificará as regras de ocupação a serem adotadas bem como também estabelecer as obras de infra-estrutura a serem desenvolvidas no bairro focando num horizonte mais próximo, as intervenções necessárias para preparar o bairro para a Copa de 2014. Espera-se com isso resolver a problemática da especulação imobiliária, da verticalização, do adensamento, das questões viárias, ambientais e sociais que atualmente descaracterizam a Barra.

O Movimento SOS Barra conta com o apoio de prestigiosos profissionais, como o professor Heliodoro Sampaio da UFBA, o Presidente do IAB Daniel Colina, o ex-chefe da Fundação Gregorio de Mattos Francisco Sena, o antropólogo e professor da UFBA Ordep Serra, a ex-secretária da SET Cristina Aragon, dentre outros.

“SOS Barra” no Facebook e Twitter
http://sosbarra.blogspot.com/



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.