Notícias



Ofício do IAB endereçado à Prefeitura de Salvador

OF. N° 002/2015

 

Ao Prefeito de Salvador

Excelentíssimo Senhor

Dr. Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto

 

Ao Secretário Municipal de Urbanismo

Ilmo. Senhor Silvio Pinheiro

 

Ao Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos

Ilmo. Senhor Fábio Mota

 

Assunto: Solicita Informações e Agendamento de Reunião.

Ref.: Projeto de Requalificação do Terminal da Lapa

 

Salvador, 14 de janeiro de 2015

Senhores Secretários,

 

O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia, entidade que congrega arquitetos e urbanistas domiciliados neste Estado, registra aqui sua preocupação ao tomar conhecimento da notícia veiculada na mídia desta capital, nesta última terça-feira, dia 13, que trata da autorização para o início das obras de requalificação da estação de Transbordo Cleriston Andrade, a Estação da Lapa, a partir de contrato efetivado entre a prefeitura de Salvador e a concessionária Nova Lapa.

A estação da Lapa, executada em 1986, pelo arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, é um importante espaço público de Salvador, representa um meio de acesso da grande população à região centro da cidade – fundamental para mobilidade diária de milhares de usuários. Projeto este que traz a marca da arquitetura de Lelé, pela sua inserção com a cidade e pela apropriação de tecnologia construtiva e com as questões de conforto ambiental.

A necessidade de atualização e recuperação da Estação é inquestionável, entretanto o projeto divulgado ou imagens apresentadas, não considera qualquer referência com a questão atual, e ao que tudo indica representa a total substituição por outra arquitetura, que neste caso não contextualiza com o Center, vizinho aos Shoppings Lapa e Piedade, desestimulando cada vez mais o comércio de rua do centro antigo de Salvador.

Por outro lado o IAB-BA defende processos mais transparentes de decisão de intervenção na cidade e ações vinculadas ao planejamento, com participação social e envolvimento da comunidade técnica, tendo como bandeira histórica o Concurso como instrumento de escolha de projetos para equipamentos e áreas públicas. Considera assim, o Concurso Público como processo mais democrático de contratação de projetos, modalidade que deve avançar ao projeto completo, e que tem como critério de escolha a qualidade da proposta em detrimento dos menores preços – condição normalmente adotada pelo setor público.

Neste sentido, o IAB-BA solicita um pronunciamento do Excelentíssimo Senhor Prefeito e dos Senhores Secretários, e o agendamento de uma reunião com objetivos de ainda rever a forma de contratação para requalificação do Terminal da Lapa, assim como para tratarmos de outras ações que estão sendo planejadas e licitadas na cidade de Salvador.

Certos do atendimento, agradecemos antecipadamente e nos colocamos à disposição para os esclarecimentos necessários através do e-mail presidente@iab-ba.org.br e pelos telefones (71) 3335-1195 ou 8788-5809.

Atenciosamente,

Arquiteta Solange Souza Araújo

Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Bahia

 



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.