Notícias



APROVADO TOMBAMENTO DE OBRA DE LELÉ

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Salvador aprovou o tombamento da Capela da Ascensão do Senhor, no Centro Administrativo da Bahia, uma das mais representativas obras do arquiteto João Filgueiras Lima, o saudoso Lelé.

A igreja, inaugurada 1975, tem reconhecimento nacional e internacional pela sua capacidade de sintetizar a relação entre técnica e arte. O processo de tombamento foi iniciado em 2019 e apoiado por diversas entidades ligadas ao patrimônio, a exemplo do IAB-BA.  Veja dossiê do processo aqui. 

Na Moção de Apoio ao tombamento, foram destacados vários aspectos que fazem com que o edifício tenha alto valor artístico. “É necessário salientar a maneira sutil que o arquiteto articula as duas técnicas utilizadas para a construção da igreja: a do concreto e a da pedra. (…) e as suas potentes soluções volumétricas espaciais, materiais e imateriais, presentes nos distintos recintos que compõem (nave, batistério/Capela do Santíssimo e a residências dos padres) e nas significativas relações que esses estabelecem com a paisagem circundante”.

Para o presidente do IAB-BA, Luiz Antônio de Souza, o tombamento é um legado à geração futura. “É uma proteção essencial e por isso nos posicionamos a favor do tombamento, juntamente com a FAUUFBA, o CAU-BA, o IPHAN e outras entidades”, afirma, destacando que a “obra possui arquitetura singular cuja narrativa desperta e orquestra emoções e sentidos”.

 

 

 



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.