O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Estado da Bahia (IAB/ Ba), tomou conhecimento da entrevista da titular da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), Instituição que compõe a estrutura da Prefeitura Municipal de Salvador, veiculada neste Site Bahia Notícias, na qual houve citação a respeito da participação do IAB no processo de acompanhamento da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU), tornando-se necessário ampliar o conhecimento público a respeito desse assunto.
O IAB é uma entidade representativa de arquitetos e urbanistas e, como tal, não se propõe a substituir órgãos dos poderes Executivo e Legislativo em sua competência de elaborar a legislação urbana e edilícia ou de qualquer outro tipo, o que não significa que não deva ou não possa colaborar com os diferentes órgãos públicos, inclusive com críticas e proposições sobre os mais diversos assuntos que digam respeito ao progresso do habitat humano. Nesse sentido, o IAB sempre ofereceu sugestões eticamente responsáveis e tecnicamente fundamentadas, com abertura ao debate construtivo com toda a sociedade.
Nesses termos, com referência ao PDDU, o IAB iniciou a sua participação elaborando uma substanciosa Nota Técnica sobre diagnóstico e prognóstico elaborados pela FIPE, importantes subsídios de referência para elaboração do Plano Diretor de SSA. Dando seguimento à sua participação, realizou o Colóquio “O PDDU E A LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA: PARA QUE E PARA QUEM”, nos dias 16, 17 e 24 de julho de 2015, organizado por sete mesas de discussão sobre metodologias e práticas de elaboração de Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano. Desse intenso espaço de discussões foi gerado um documento intitulado “CARTA ABERTA AO PREFEITO DE SALVADOR”, também encaminhada à Câmara Municipal de Salvador. Além disso, o IAB participou de todas as Audiências Públicas convocadas pela Prefeitura Municipal de Salvador e pela Câmara Municipal de Salvador para debater as propostas apresentadas, sempre colocando os interesses da população e da cidade acima de quaisquer outros interesses porventura existentes.
Dentre os principais problemas e falhas do PDDU apontados pelo IAB ao longo do processo de discussão pública, destacamos que:
Diante do exposto, o IAB tem defendido a solução dos graves problemas apontados, através da elaboração de estudos complementares e da rediscussão de questões estruturais do Plano Diretor de Salvador, devendo-se evitar a proposição de alterações pontuais sem uma devida base técnica.
Solange Souza Araújo
Presidente do IAB-BA
Entrevista disponível em: http://www.bahianoticias.com.br/entrevista/515-tania-scofield.html