Notícias



No último sábado, 23 de janeiro de 2016, faleceu o arquiteto Emmanuel do Nascimento Berbert, sócio-fundador do IAB-BA.

Nascido em 15 de outubro de 1929, Berbert recebeu o título de arquiteto pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, em 1953, após trabalhar como desenhista no Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador (EPUCS), sob a coordenação de Diógenes Rebouças, e estagiar, no Rio de Janeiro, no Escritório Técnico da Cidade Universitária da Universidade do Brasil, coordenado pelo arquiteto Jorge Moreira.

Em 1954, Berbert fundou com seu colega de turma, José Álvaro Peixoto (1925-1993), o escritório ‘Berbert & Peixoto Arquitetos Associados’, que seria, ao longo das décadas seguintes, um dos mais importantes e prolíficos da Bahia. Na década de 1980, após terminar a sociedade com Peixoto, Berbert se associaria aos jovens arquitetos Edésio Deda Junior e Cerqueira e José Carlos Coelho Cerqueira no escritório ‘Berbert, Cerqueira e Deda Arquitetos Associados’, que funcionaria até os anos 2000.

Berbert e seus parceiros foram autores de dezenas de projetos residenciais, comerciais, industriais e urbanísticos na Bahia e em Sergipe. Destacam-se o Edifício Bráulio Xavier, na Praça Castro Alves, a ampliação do Hospital Português, na Graça, a sede do jornal A Tarde, no Caminho das Árvore, e o edifício-sede da Petrobrás, na Avenida Jequitaia, todos na capital baiana. Devem ser lembradas ainda as Estações Rodoviárias de Salvador e de Aracaju e os diversos edifícios de escritórios projetados no bairro do Comércio, em Salvador.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.