Boletim Notícias



Mês de maio com perdas inestimáveis para a arquitetura baiana

lele-ary

À esquerda: João Filgueiras Lima – o Lelé. À Direta: Ary Penna Costa

Toda a classe de arquitetos baiana se encontra de luto pelo falecimento de dois grandes expoentes da profissão: o professor Ary Penna Costa (18/05) e João Filgueiras Lima – mais conhecido como Lelé (21/05).

 

Os dois agraciaram a Bahia com projetos que fazem parte da história da arquitetura no estado, mas serão lembrados também pela forma humana com a qual definiram sua caminhada por este mundo.

 

Ary Penna Costa, professor e arquiteto exemplar, pautou a sua vida pelo exercício profissional, em defesa da qualidade do projeto de arquitetura e dos espaços da cidade. Grande Mestre na academia; a humanidade o acompanhava em todas as suas decisões. Um grande arquiteto, pequeno em altura, mas grande na estatura moral e no compromisso com a profissão. Um dos fundadores do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) e chefe de Departamento na UFBA, onde atuava como representante dos docentes na Associação dos Professores Universitários da Bahia. Muito bem humorado, certamente deixou em todos os que tiveram o privilégio da sua convivência muitas lembranças boas!

 

O Lelé entendia a arquitetura como tecnologia, em uma relação intrínseca entre o desenho, o detalhe construtivo e a obra; seu trabalho comprova que o fazer arquitetônico estabelece uma relação direta entre o canteiro de obras e a prancheta. Defensor da racionalização e industrialização da arquitetura, chegou a propor métodos e processos de pré-fabricação de peças construtivas, usando a argamassa armada e o aço. Carioca de nascimento, escolheu Brasília – na época da construção – e depois a Bahia para viver a maior parte da sua vida profissional. Deixa o exemplo de postura ética, de compromisso profissional, de humildade e de competência, como referência para o exercício da arquitetura.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.