Boletim Notícias



Maior encontro de estudos da cultura do Brasil acontece em agosto de 2015

O Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – CULT da Universidade Federal da Bahia – UFBA realiza de 11 a 14 de agosto de 2015, em Salvador, Bahia, o XI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – ENECULT. Seguindo sua importante trajetória de promoção do diálogo sobre cultura entre diferentes áreas do conhecimento, a décima primeira edição do evento apresenta inovações em sua programação. Importantes nomes do cenário cultural brasileiro e internacional já estão confirmados.

O ENECULT é reconhecido como o maior encontro de estudos em cultura do país. Este ano, com o objetivo de qualificar o espaço de interação entre os pesquisadores, estudantes, professores e profissionais que participam do evento, a programação traz novidades. Além das tradicionais apresentações de artigos, também serão realizados simpósios, minicursos, relatos de experiências e encontro de redes.

Após 15 anos do decreto federal (3.551/2000), que criou o registro dos bens culturais de natureza imaterial, “os dilemas do patrimônio cultural imaterial” serão discutidos em um dos simpósios da programação do ENECULT. Temas que estão na pauta do dia da opinião pública como “os desafios da mulher contemporânea” e “a cultura política no Brasil hoje” também têm lugar de debate no encontro. Outras temáticas, ainda pouco exploradas, mas não menos importantes, não foram esquecidas, como a acessibilidade cultural, a relação entre artes e cultura e a atuação das universidades nas políticas culturais.

Os minicursos e relatos de experiências ampliam ainda mais o leque de opções da programação do XI ENECULT.  Até o momento estão previstos seis minicursos que versarão sobre: os 10 anos da Convenção da Diversidade Cultural, economia criativa, culturas dos sertões, consumo e práticas culturais e cultura e comunicação. Os relatos de experiência, por sua vez, trazem para dentro de um evento majoritariamente acadêmico, vivências de agentes culturais como Monstrx Erratik, Travesti Reflexiva, Mercado Iaô, III Bienal da Bahia,  Rede Latinoamericana de Gestão Cultural e a Organização dos Estados Ibero-Americanos.

Autoridades importantes no campo cultural já agendaram sua participação no XI ENECULT: o Ministro da Cultura, Juca Ferreira; o Secretário Geral da OEI, Paulo Speller; a presidente do IPHAN, Jurema Machado; o presidente da Funarte, Francisco Bosco, dentre outros. Alguns pesquisadores de referência também confirmaram presença: Helena Katz (PUC-SP), Flávia Biroli (UNB), Isaura Botelho (SP), Evelina Dagnino (UNICAMP), Patrícia Dornelles (UFRJ), José Márcio Barros (PUC-Minas), Cláudia Leitão (UECE) e muitos outros. São aguardados cerca de 700 participantes do Brasil e América Latina para acompanhar os quatro dias de encontro.

As inscrições para o XI ENECULT ficam abertas até o dia 24 de julho de 2015. Qualquer pessoa pode participar, seja estudante de graduação ou pós-graduação, pesquisador, professor ou profissional. Mais informações estão disponíveis no site www.cult.ufba.br/enecult .



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.