No próximo dia 28 de julho, segunda-feira, às 18 horas será realizado na sede da Faculdade de Arquitetura da UFBA um evento que tratará de temas do maior interesse na discussão acerca da arquitetura e da sua relação com a contemporaneidade: “Política e Arquitetura” e “Gênero e Arquitetura”. A frente dessa discussão, figuram como conferencistas convidados, os arquitetos Josep Montaner e Zaida Muxí, ambos conhecidos professores da Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha.
Josep Montaner, além de colaborador habitual de vários periódicos especializados e dos jornais espanhóis El País e La Vanguardia, é professor catedrático da Escola Tècnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (ETSAB-UPC) e autor de uma variada produção teórica sobre arquitetura. Entre suas obras publicadas, destacam-se, entre outras, Arquitetura e crítica (Editorial Gustavo Gili, 2007) e Sistemas arquitetônicos contemporâneos (Editorial Gustavo Gili, 2010).
Zaida Muxí, que também escreve regularmente em diversas revistas de arquitetura e no diário La Vanguardia, é professora titular de Urbanismo na mesma ETSAB, tendo atuado como professora convidada de diversas universidades da Europa, América e Asia. Especialista em urbanismo e gênero, é autora de La arquitectura de la ciudad global (Editorial Gustavo Gili, 2004).
Na oportunidade, os conferencistas participarão do lançamento do livro “Arquitetura e política”, de autoria de ambos, publicação que trata de uma das questões-chave da arquitetura contemporânea: a responsabilidade dos arquitetos para com a sociedade.