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Irradiações: Exposição de Fábio Penteado em Portugal

Autor de projetos de grande porte como o clube Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, o Centro de Convivência Cultural, em Campinas, e o Parque Cecap, em Guarulhos, o arquiteto paulista Fabio Penteado (1929-2011), que completaria 90 anos no próximo mês de junho, terá sua obra revisitada em uma exposição em Portugal..

Com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch“Irradiações” abre dia 23 de fevereiro na Casa da Arquitectura, localizada em Matosinhos, cidade na região do Porto. Serão apresentados cinco projetos dos anos 1960, que evidenciam a atenção do arquiteto para as dimensões coletiva e pública dos espaços. A mostra segue em cartaz até 28 de abril.

 Para Francesco, o grande legado do arquiteto é o interesse pela dimensão coletiva da cidade e da sociedade. “Isso reflete nos elaborados raciocínios acerca do espaço público e de equipamentos de uso aberto a todo cidadão. Fabio Penteado foi, sobretudo, um arquiteto humanista”, diz ele.

A mostra é a primeira ação realizada pelo Arquivo Fabio Penteado, criado para difundir e preservar a obra do arquiteto, com coordenação de sua filha Adriana Moura Penteado. Outras ações estão previstas para este ano, como o lançamento do site com acervo digitalizado, a publicação de sua primeira biografia e uma retrospectiva em São Paulo.

Irradiações – A exposição reúne desenhos originais de cinco projetos de matrizes radiais de um período profícuo da carreira de Fabio Penteado, entre os anos 1962 e 1968. “Irradiar é o verbo gerador dos cinco projetos”,  afirma Francesco Perrotta-Bosch. Os quatro primeiros projetos não foram concretizados. Já o último foi realizado a convite da Prefeitura de Campinas.

Monumento da Playa Girón (Cuba, 1962), inscrito em um concurso internacional, celebra a vitória cubana sobre os Estados Unidos na tentativa de invasão à Baía dos Porcos, em 1961. O memorial apresenta um corpo singular que brota do solo na paisagem litorânea, sendo envolvido por uma praça para 30 mil pessoas.

Monumento Comemorativo aos Trinta Anos (Goiânia, 1965) foi criado para o aniversário de Goiânia. De um ponto central partiriam oito faixas em concreto, cinco delas ocupadas por arquibancadas abertas à população. Os cinco blocos seriam ligados pelo subsolo, onde se localizaria um museu, preservando também a memória goianiense.

O projeto do Mercado do Portão (Curitiba, 1965) aboliu os corredores tão comuns de mercados convencionais. A circulação foi concentrada em uma praça central. As lojas irradiam a partir deste ponto, em uma estrutura de concreto e cobertura de vigas-calha de diferentes alturas e comprimentos.

Teatro de Ópera (Campinas, 1966) foi inscrito em um concurso nacional.. A proposta ficou em segundo lugar, mas participando da I Quadrienal de Teatro de Praga, em 1967, recebeu a Grande Medalha de Ouro do evento. O prêmio levou a Prefeitura de Campinas a convidar Fabio Penteado para criar outro teatro para a cidade: o Centro de Convivência Cultural.

A irradiação proposta nos quatro projetos anteriores se materializaram no Centro de Convivência Cultural (Campinas, 1967-68). O teatro para oito mil pessoas é também uma praça pública, já que seu palco pode ser atravessado por qualquer pessoa, a qualquer hora do dia. A construção em concreto com formas irregulares e assimétricas é composta por quatro blocos, com coberturas em forma de arquibancadas. Todas estão ligadas por uma galeria em meio-subsolo.

Tombado pelo patrimônio histórico do Estado, o complexo cultural está fechado ao público desde 2011 e atualmente se encontra em processo de licitação para sua reforma, orçada em R$ 40 milhões, segundo a prefeitura de Campinas.

Além de 14 desenhos originais dos cinco projetos, informações variadas e textos curatoriais, uma grande maquete do Centro Cultural de Convivência será apresentada na mostra. O design gráfico é de Celso Longo e Daniel Trench e a expografia, de Juliana Prado Godoy.

 

 

SOBRE O ARQUITETO

Fabio Penteado (1929-2011) nasceu em Campinas e teve São Paulo como base de sua atividade profissional. Formado na Universidade Mackenzie (1948-1953). Esteve no Conselho Superior da União Internacional dos Arquitetos (UIA), de 1969 a 1975. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil em diferentes períodos, sempre com uma defesa intransigente pela democracia e pelo maior reconhecimento da importância da atividade do arquiteto na sociedade e em diversas instâncias políticas.

 

SOBRE O CURADOR

Francesco Perrotta- Bosch é arquiteto, ensaísta e curador do Arquivo Fabio Penteado. Mestre pela FAU USP, venceu o Prêmio de Ensaísmo Serrote (2013), do IMS. Trabalhou na montagem da coleção brasileira da Casa da Arquitectura (2017).

 

 



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