Notícias



IPHAN realiza cerimônia do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade em outubro

O novo Cine Brasília, na capital federal, será o palco para a cerimônia de entrega do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A festa de premiação no dia 17 de outubro, a partir das 19h, reunirá os oito vencedores de seis estados brasileiros (Pará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e São Paulo). Cada um receberá R$ 20 mil e uma placa comemorativa como reconhecimento pelas ações que desenvolvem em prol da preservação, valorização e divulgação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Este ano, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade recebeu 233 inscrições em todo o país, sendo que 76 foram as finalistas da etapa nacional. Da Bahia, foi vencedora a ação Circuitos Arqueológicos: Práticas Sociais da Arqueologia na Chapada Diamantina – Bahia, na categoria Patrimônio Arqueológico. Participaram da Comissão Regional, o presidente do IAB-BA, Nivaldo Andrade, o superintendente do IPHAN na Bahia, Carlos A. Amorim, o coordenador técnico do IPHAN na Bahia, Bruno Tavares e a vice-presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado da Bahia (OAB-BA), Claudia Albagli Nogueira.

A premiação criada em 1987 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), celebra, em 2013, os 120 anos de nascimento do modernista Mário de Andrade que, em 1936, a pedido do então ministro da Educação, Gustavo Capanema, elaborou o anteprojeto de lei que resultou na organização jurídica da proteção do patrimônio cultural brasileiro e na criação do atual IPHAN. A cerimônia contará também com show de José Miguel Wisnik, Ná Ozzetti e Banda.

Conheça todos os projetos vencedores.

Fonte: Ascom/Iphan



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.