Notícias



Brasil tem novos conselheiros do Patrimônio Cultural

O Diário Oficial da União (DOU) de 08 de novembro publicou portaria do Ministério da Cultura com a relação dos membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural para mandato de quatros anos, contatos a partir de 05 de outubro de 2013. Foram indicados como representantes do IAB Ceça Guimaraens, Vice-Presidente do IAB-RJ, como titular, e Nivaldo Andrade, presidente do IAB-BA, como suplente. A posse acontecerá no próximo dia 26 de novembro.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural avalia os processos de tombamento e registro no país. Além da Presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, o Conselho é formado por especialistas de diversas áreas. São representantes de Ministérios, de organismos não governamentais e da sociedade civil. São eles: Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS/BRASIL) Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e os Ministérios da Educação, das Cidades e do Turismo. Os especialistas são historiadores, antropólogos, arquitetos, engenheiros, entre outros.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, presidido pela Presidente do IPHAN, que o integra como membro nato. É constituído por representantes de instituições públicas e privadas e por representantes da sociedade civil, de acordo com o disposto na estrutura regimental do Iphan, conforme o Decreto nº 6.844, de 07 de maio de 2009.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.