Notícias



III Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas

O III URBFAVELAS, de 21 a 23 de novembro, na UCSAL (campus Pituaçu), tem como objetivo principal atualizar o debate acerca do tema urbanização de favelas, particularmente no que se refere à discussão sobre as políticas, os programas, os projetos, os processos e as formas de financiamento deste tipo de intervenção pública. O Seminário será realizado pela rede de pesquisadores da temática integrada pelos Programas: PPGAU/FAUFBA, LabHab/FAU-USP; PPGAU+D/UFC; FAU-USP; UFABC.

Após a primeira e segunda edição, realizadas respectivamente, em São Bernardo do Campo (SP), em 2014, e no Rio de Janeiro (RJ), em 2016, a realização da terceira edição no Nordeste, busca ampliar o debate a partir de olhares que nos permitam conhecer novos pontos de vista sobre o tema, vislumbrando-se uma maior participação de trabalhos acadêmicos, de movimentos e de profissionais da região, com maior difusão do repertório sobre o campo habitacional e mais especificamente, o de urbanização de favelas, bairros e assentamentos precários.

O Seminário está estruturado em Mesas Redondas, Sessões Especiais, Sessões Temáticas, Visitas Técnicas e Eventos Culturais. As Mesas-Redondas serão compostas por convidados – pesquisadores, gestores e representantes de movimentos sociais – de reconhecida competência e referência nacional ou internacional.

O III UrbFavelas será, pois, além de importante momento de encontro para troca de saberes sobre o tema, oportunidade para articulação de acadêmicos, profissionais e movimentos sociais, no atual contexto político brasileiro no qual esta agenda necessita ser retomada e permanentemente revisitada à luz de nossa história e nossas lutas por cidades mais justas e inclusivas.

 

 



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2018. Todos os direitos reservados.