Boletim Notícias



Ieoh Ming Pei recebe medalha de ouro da União Internacional de Arquiteto – UIA

Ieoh Ming Pei receberá em agosto de 2014 uma das principais premiações do mercado de arquitetura internacional, a medalha de ouro da União Internacional de Arquitetura – UIA, reconhecendo sua vida e obra. Em carta oficial, a UIA afirma que a vida e obra de Pei “abrange a história da arquitetura moderna em cinco continentes por mais de sessenta anos. A UIA assim honra seu estilo único, seu rigor atemporal e sua conexão espiritual com a história, tempo e espaço”.

 

Ieoh Ming Pei nasceu em Canton, China, em 1917 e chegou aos Estados Unidos em 1935, onde estudou arquitetura (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), seguindo os estudos em Walter Gropius (Universidade de Harvard), onde realizou um Mestrado em Arquitetura (1946). Em 1954, Ieon recebeu a cidadania americana e foi neste país onde fundou, em 1955, uma agência com outros dois sócios: Eason Leonard e Henry Cobb.

 

Sua longa carreira é pontuada por edifícios de prestígio nos Estados Unidos e nas grandes capitais do mundo, com destaque para as dezenas de estruturas proeminentes que possuem sua assinatura, dentre as quais a extensão do Museu do Louvre, em Paris, com a sua famosa pirâmide de vidro situado no coração do conjunto histórico ilustre (1989), o Museu Nacional de Arte em Washington, o Museu de Arte Johnson em Nova Iorque (1973) e o Museu de Arte Islâmica em Doha, Qatar (2008).

 

Ieoh Ming Pei já recebeu diversos outros prêmios, como a Medalha de Ouro do Instituto Americano de Arquitetos (AIA) e do Royal Institute of British Architects (RIBA).



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2019. Todos os direitos reservados.