O Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) sediará a sétima assembleia geral do Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP). O evento, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de fevereiro, tem como uma das pautas a eleição dos delegados dos órgãos sociais do conselho para o mandato 2016-2018. Os membros do CIALP participarão também do anúncio dos vencedores do Concurso UIA 2020 RIO no dia 26 de fevereiro, às 11h, na sede do IAB-RJ.
Para a secretária geral do IAB, Fabiana Izaga, as reuniões que estão acontecendo no Rio, e as que ainda serão realizadas, são importantes para aprofundar as discussões sobre a arquitetura e o urbanismo, visando o 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos. O congresso será realizado pela primeira vez no Brasil em 2020 e reunirá cerca de 15 mil profissionais de todo mundo no Rio de Janeiro.
“A Assembleia Geral do CIALP será preparatória para o UIA 2020 RIO. O encontro busca também estreitar as relações internacionais entre os países de língua portuguesa. O intercâmbio de conhecimento e de experiência vai contribuir para a criação de uma agenda positiva de debates focada na melhoria das cidades e no fortalecimento do papel do arquiteto para o desenvolvimento nacional”, explicou Fabiana Izaga.
O CIALP é uma plataforma para 150 mil arquitetos de língua portuguesa. São membros do conselho a Ordem dos Arquitectos de Angola, o Instituto de Arquitetos do Brasil, a Ordem dos Arquitectos de Cabo-Verde, a Secção de Goa do Instituto Indiano de Arquitectos (União Indiana), a União dos Arquitectos da Guiné-Bissau, a Associação dos Arquitectos de Macau (República Popular da China), a Associação Moçambicana de Arquitectos e a Ordem dos Arquitectos de Portugal. A entidade tem ainda como membro observador o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
Fonte: www.iab.org.br
(Crédito da imagem: Cristina Serpa/FreeImages.com)