Notícias



IAB NACIONAL TEM NOVA DIRETORIA

No dia 26 de setembro, em votação virtual, o IAB elegeu sua nova diretoria nacional para o triênio 2020-2023, cuja presidência tem à frente a arquiteta Maria Elisa Baptista, com longa atuação no IAB/MG e no Conselho Superior do IAB. Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Arquitetura e Urbanismo e doutora em Urbanismo, é a primeira mulher a dirigir o Instituto nacionalmente.

Em seu discurso de posse, ela agradeceu o precioso trabalho da última Direção Nacional, liderado pelo Departamento da Bahia e sob a presidência de Nivaldo Andrade, destacando que “se podemos hoje almejar avanços, é porque partimos do legado de todos os que nos antecederam”.

Maria Elisa abordou também a importância da arquitetura na construção da sociedade brasileira. “A arquitetura e as cidades não só nos dizem quem somos, mas o que podemos e o que queremos ser. Respondem às tragédias e às possibilidades de seu tempo. No entanto, os tempos são muitos, tão diferentes para cada um, enraizados na história e no território. Coube a nós viver mais uma vez tempos sombrios. De tristeza, desesperança, fumaça, descaso, terra arrasada. A desigualdade histórica no acesso à terra reflete os grandes temas atuais – identitários, ambientais, alimentares, econômicos – e não haverá solução alheia ao acesso à terra como direito, bem comum e necessidade vital”.

Para ela, no atual contexto de desmonte do Estado, dos direitos sociais e econômicos, da ciência, da cultura e desmantelamento da indústria nacional, os arquitetos e arquitetas vivem o desafio de construir e consolidar o papel e a dimensão cultural, civilizatória e libertária da Arquitetura. “É nesse tempo, de olhos abertos e mãos estendidas, que o IAB existe e resiste. As soluções capazes de enfrentar os desafios de um mundo marcado por imensas desigualdades, mesmo aquelas promovidas pela arquitetura e pelo urbanismo, não serão construídas no âmbito estrito da nossa profissão. Exigem o engajamento do IAB nas grandes questões da vida nacional, de natureza política, social, econômica e cultural, e que se dará pela atuação em conjunto com os movimentos e instituições representativos dos mais diversos setores de nossa sociedade”, ressaltou.

Ao fim do discurso, Maria Elisa Baptista enfatizou a imensa capacidade de trabalho e reflexão das instâncias internas do IAB – Departamentos, Núcleos, Comissões. “A ação coordenada entre elas, articulada a uma estratégia de comunicação externa, são passos necessários para dar visibilidade e efetividade a esse potencial”, acredita. “Só a construção de um novo olhar, um olhar nosso para nós mesmos,, um olhar lúcido que se oponha ao culto da fatalidade, que enfrente a exploração e a especulação; um olhar que mire o horizonte e nos faça caminhar passo a passo, um olhar que não se desespera, mas age, pode nos conduzir na construção de um país justo, solidário, generoso e amoroso”.

 

Confira discurso na íntegra

  

Composição Diretoria IAB-DN 2020-2023

 Presidente Nacional

Maria Elisa Baptista – Departamento de Minas Gerais

Vice-Presidente Nacional

Rafael Pavan dos Passos – Departamento do Rio Grande do Sul

Secretário Geral

Cláudio Listher Marques Bahia – Departamento de Minas Gerais

Diretora Administrativo-financeira

Rosilene Guedes Souza – Departamento de Minas Gerais

Diretor Cultural

Luiz Eduardo Sarmento Araújo – Departamento do Distrito Federal

Vice Presidente Extraordinário de Relações Institucionais

Fernando Túlio Salva Rocha Franco – Departamento de São Paulo

Vice Presidente Extraordinária de Ações Afirmativas

Luiza Rego Dias Coelho – Departamento do Distrito Federal

Vice Presidente Região Centro-Oeste

Laís Petra Lobato Martins – DF

Vice Presidente Região Nordeste

Carla de Azevedo Veras – MA

Vice Presidente Região Norte

Marcelo Borborema – AM

Vice Presidente Região Sudeste

Marcela Marques Abla – RJ

Vice Presidente Região Sul

Tânia Nunes Galvão Verri – PR

Vice Presidente de Relações UIA 2021 Rio

Nivaldo Andrade – BA



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.