Boletim Notícias



IAB mantém sua posição contrária às normas do edital do Concurso do BNDES.

As principais entidades do mercado de arquitetura nacional estão se posicionando publicamente contra as normas do edital do Concurso do BNDES para a construção do prédio anexo localizado no Rio de Janeiro-RJ. O IAB-BA mantém o apoio aos órgãos nacionais, desaconselhando seus associados a participarem da seleção.

Segundo a presidente do IAB-BA, Solange Araújo, este processo de seleção não respeita os critérios éticos de contratação de profissionais da arquitetura. “Batalhamos diariamente para ter o fruto do nosso trabalho respeitado e reconhecido. Não podemos simplesmente conceder um projeto, abrir mão da sua complexidade e concepção integrada”. Solange afirma, ainda, que “precisamos estar atentos ao nosso papel como formadores de toda uma classe profissional. Estamos num momento de efusão, de retomada da valorização da nossa atuação como profissionais que participam da criação de toda uma sociedade”.

BOX: Entenda a polêmica do Concurso BNDES:

Segundo o edital do Concurso do BNDES para a construção do prédio anexo, no Rio, o arquiteto vencedor não poderá acompanhar o desenvolvimento do projeto e ainda terá de ceder os direitos autorais para o banco.

Apesar da polêmica, o concurso possui apoio institucional do CAU/RJ.

O BNDES, através da sua assessoria jurídica, respondeu que segue instruções do Tribunal de Contas da União e por isso não pode contratar o arquiteto vencedor. No entanto, a instituição afirma ser seu desejo contar com a sua participação na adequação do Anteprojeto, sem, contudo, garantir essa contratação, visto que dependeria de uma decisão posterior à divulgação do resultado do concurso e sujeita aos critérios de inexigibilidade.

BOX: Confira posicionamento do IAB-BR e do AsBEA:

IAB – Direção Nacional:

“No momento, as entidades nacionais da arquitetura e urbanismo, mais o CAU BR, ganham espaço político em defesa da integridade do Projeto, que é autoral e indivisível, tal como regulado em estatuto próprio de nosso Conselho e que faz parte dos documentos oficiais de nossas entidades nacionais”

Sérgio Magalhães, presidente nacional do IAB.

Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – AsBEA:

“Disparate. Conceder um projeto é algo único e complexo. Começa do conceito geral, passa pelo tipo de parafuso que será usado, até a concepção final. Na hora que você fatia esse processo, você destrói a profissão.”

Eduardo Nardelli, presidente.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.