Boletim Notícias



IAB lança concurso para escolher marca do Congresso UIA 2020 RIO

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) lançou, no dia 17, na sede do IAB-RJ, no Flamengo, o Concurso UIA 2020 RIO. A iniciativa teve como objetivo escolher a identidade visual do 27º Congresso Mundial de Arquitetos da União Internacional dos Arquitetos (UIA) – UIA 2020 RIO, que será realizado pela primeira vez no Brasil em 2020. A competição é aberta a arquitetos e designers de todo o país. Estrangeiros associados a profissionais brasileiros poderão participar. A inscrição pode ser feita até o dia 29 de janeiro de 2016. O edital e as demais informações estão disponíveis no site concursouia2020rio.iabrj.org.br.

Segundo o coordenador do concurso, Claudio Taulois, a identidade visual do UIA 2020 RIO deverá despertar nos arquitetos de todo o mundo o interesse em participar do evento, permitindo leitura clara e associação imediata com o congresso. “Ela deverá ainda causar impacto positivo nos profissionais, nas instituições e nas empresas cuja adesão ao evento como patrocinadores é esperada”, explicou Taulois. A designer consultora da competição Bitiz Afflalo lembrou que a marca deve destacar a arquitetura latino-americana no mundo e, de alguma forma, refletir o espírito do Rio de Janeiro.

Com o tema “Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21”, o congresso reunirá cerca de 15 mil arquitetos no Rio de Janeiro para discutir a realidade das cidades no Século XXI, expressa nas múltiplas e contrastantes formas de sua construção, assim como a necessidade da atuação dos arquitetos em todos os espaços e meios sociais. O evento é considerado o maior da capital carioca após os Jogos Olímpicos de 2016.

Cinco grandes temas foram definidos pelo IAB, e aprovados na 148ª Reunião do Conselho Superior do Instituto/ COSU, para nortear os debates do evento: Arquitetura e cultura – papel, responsabilidade, modos de produção; Arquitetura autoproduzida; Cidade, paisagem e ambiente; Urbanismo e o desenho da cidade; e Metrópoles, cidades médias: infraestrutura e gestão.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.