Boletim Notícias



IAB divulga os vencedores do Concurso Monumento da Luz, em Sobral-CE

O Concurso de Projetos Monumento da Luz tem como objetivo a criação de um marco arquitetônico, em alusão ao centenário do experimento científico realizado em 29 de maio de 1919, por ocasião de um eclipse solar, através do qual Sobral entrou para o cenário mundial como palco da comprovação da Teoria da Relatividade Geral, que revolucionou a ciência moderna.

O concurso foi uma iniciativa da Prefeitura de Sobral e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil- Departamento do Ceará, IAB-CE.

Segundo o presidente do IAB-CE arquiteto e urbanista Custódio Santos, “a seleção de projetos de interesse público pela modalidade de concursos é considerada pela Organização das Nações Unidas- ONU e pela lei de licitações do Brasil, a forma preferencial de contratação, pois privilegia as melhores soluções, harmonizando os aspectos plásticos, funcionais, técnicos e econômicos, por meio de um processo transparente, meritório e democrático”. O coordenador do Concurso, arquiteto e urbanista Odilo Almeida, indicado pelo IAB Ceará, destacou “a importância da realização do concurso em sintonia com a lei de licitações e a previsão de imediata contratação do primeiro colocado para a etapa de desenvolvimento dos projetos executivos.” O certame foi divulgado nacionalmente em revistas, portais e sites especializados, o que proporcionou uma ampla participação de arquitetos de todo o país.

Na opinião da Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Sobral-CE, Marília Gouveia: “O Concurso de Projetos do Monumento da Luz foi uma experiência enriquecedora e que só trouxe benefícios para o município. Através dele foi possível receber propostas de alta qualidade técnica e elaboradas por profissionais capacitados e talentosos de todo o Brasil. Também possibilitou uma maior divulgação do centenário da comprovação da teoria da relatividade, que ocorreu em Sobral-CE e o fortalecimento da relação entre município e o IAB.”

As propostas resultantes contribuirão para promoção da qualidade urbana, da cultura e da história do município de Sobral, destacando o valor que o município atribui ao conhecimento, à educação (1º. Lugar Nacional no IDEB) e à ciência traçando-se, desta forma, um paralelo da luz que possibilitou a comprovação da Teoria da Relatividade com a luz do conhecimento.

A Comissão Julgadora foi composta por arquitetos e urbanistas de reconhecida capacidade e isenção, sendo 05 (cinco) membros titulares, e 02 (dois) suplentes, dentre os quais três titulares e um suplente foram indicados pelo IAB-CE e dois titulares e um suplente pela Prefeitura de Sobral. Os trabalhos foram analisados em total anonimato quanto à sua autoria, sendo os autores revelados em transmissão ao vivo pela internet, somente após a leitura da ata de julgamento.

A participação no concurso foi bastante diversificada, contando com arquitetos de vários estados brasileiros e de diferentes faixas etárias. Ao todo, inscreveram-se inscritos 54 (cinqüenta e quatro) trabalhos, dos quais 40 (quarenta) iniciaram o envio da documentação, 33 (trinta e três) concluíram o envio e 26 (vinte e seis) foram qualificados na fase de habilitação. Dos 26 (vinte e seis) trabalhos analisados pela Comissão Julgadora, 3 (três) foram premiados e outros 3 (três) receberam menções honrosas.

O presidente da Comissão Julgadora, José Alberto Almeida, ressaltou “o altíssimo nível das propostas analisadas” destacando também: “[…]Considerando as premissas contidas no edital, durante a análise mais apurada das propostas, a Comissão Julgadora entendeu que o diferencial a ser considerado na análise delas seria o ganho de qualidade obtido pela possibilidade de que o espaço do monumento pudesse, além de melhor refletir visualmente a ideia do fenômeno, incorporar a realização de manifestações culturais e apresentasse uma condição de utilização integral em termos de tempo e em diferentes situações.”

O primeiro lugar foi concedido à empresa Superquadra Arquitetura, de Brasília- DF, coordenada pelo arquiteto e urbanista Nonato Veloso e co-autoria dos arquitetos e urbanistas Cláudio Sá e Matheus Carvalho, e tendo Alex Fernandes como engenheiro civil responsável.

O segundo lugar, coube à empresa MCA- Manoel Coelho Arquitetura e Design Ltda, de Curitiba- PR, coordenada pelo arquiteto e urbanista Manoel Coelho e co-autoria dos arquitetos e urbanistas Raul Rezende, Guilherme Figueiredo, Felipe Sanquetta, Victor Escorsin, e colaboração do artista plástico Leonardo Ceccatto e do arquiteto e urbanista Antonio Abrão.

O prêmio de terceiro lugar foi concedido ao Grupo SP Arquitetos, de São Paulo- SP, coordenado pelo arquiteto e urbanista Alvaro Puntoni, tendo ainda na autoria o arquiteto e urbanista João Sodré, e colaboração dos estudantes Ana Carolina Mulky, Flora Milanez, Marco Rizzo, Otávio Melo, e Hugo Vicente Capelato (Astrônomo / Consultor), Gabriel Regino (Engenheiro Civil / Consultor Concreto), Mauro Zaidan (Engenheiro Civil / Orçamento), Geraldo Puntoni (Arquiteto / Consultor Geometria), Andrea Bazarian Vosgueritchian (Arquiteta de urbanista / Consultora Desempenho Ambiental e Eficiência Energética), Paola Ornaghi (Arquiteta e urbanista / Colaboradora).

Foram concedidas três menções honrosas para as seguintes empresas participantes:

-Geopac Engenharia e Consultoria, de Fortaleza- CE, coordenada pela arquiteta e urbanista Géssica da Silva Matias (Responsável Técnica), Leonardo Ferreira Guimarães (Arquiteto e urbanista co-autor), Rubia Torres (Estagiária), Gabriel Freire (Estagiário).

-Rede Arquitetos, de Fortaleza- CE, coordenada por Igor Lima Ribeiro (Arquiteto e urbanista), Bruno Perdigão de Oliveira (Arquiteto e urbanista co-autor), Luiz Mattoso Cattony (Arquiteto e urbanista co-autor), Frederico Leite Gonçalves (Colaborador), Julia Brito Mafaldo (Colaboradora), Maiara Lacerda Paiva (Colaboradora).

-Solutio Arquitetura, de Santa Maria (RS), coordenada pelo arquiteto e urbanista Andres Gabriel Dalla Corte (Autor/ Coordenador), e os arquitetos e urbanistas Gustavo Murilo Pessini (Co-autor) e Alex Ramos de Moura (Co-autor).



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2018. Todos os direitos reservados.