A primeira etapa do projeto de Reestruturação e Digitalização do Acervo do IAB-BA, que tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia através do Edital n. 14/2013 – Restauração e Digitalização de Acervos Arquivísticos Privados 2014, executado pela Fundação Pedro Calmon é finalizada e já está disponível para consulta no site do Instituto.
Os documentos que registram a história do Instituto dos Arquitetos são fundamentais como subsídio para pesquisas acadêmicas na área e para o conhecimento da história da arquitetura e do urbanismo na Bahia nas últimas seis décadas. A inadequação do acondicionamento e a ausência de sistematização desse material impediam a sua consulta, de modo sistemático, pelos associados e pelos pesquisadores em geral, além de representar uma ameaça à própria integridade do material e à garantia de sua preservação às gerações futuras.
O Inventário Sumário dos documentos pode ser consultado na sede histórica do IAB-BA, mediante agendamento. Destes documentos, 30 mil folhas foram digitalizadas e também poderão ser consultadas diretamente no sistema do Inventário.