Boletim Notícias



IAB-Ba promove debate sobre intervenções urbanas em Salvador

m1

Com o objetivo de debater sobre importantes questões urbanas de Salvador e Região Metropolitana, o Instituto dos Arquitetos do Brasil Departamento Bahia (IAB-BA) promove, nesta quinta-feira (04), uma reunião especial com tema “Um olhar sobre Salvador, frente às novas intervenções”. O encontro que será realizado às 18h30, na sede executiva do IAB-BA, Lucaia, discutirá o plano Salvador 500, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e a Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (LOUOS).

“Essa convocação traz como objetivo a necessidade de subsidiar a participação dos arquitetos nos Conselhos das Cidades (Municipal e Estadual), no Comam e em outras instâncias, assim como na discussão sobre as diversas intervenções urbanas programadas e/ou em processo, em Salvador e na sua Região Metropolitana. Ação esta fundamental para a construção de uma pauta de discussão e melhor instruir posicionamentos e contribuições de arquitetos e urbanistas nas questões do estado da Bahia”, afirma Solange Araújo, presidente do IAB-BA.

O evento contará a exposição introdutória ao tema, pelo arquiteto Carl von Hauenschild, tendo como debatedores o economista Marcus Alban e o arquiteto Juan Pedro Moreno, especialista em mobilidade, e participação do público em geral. Entre os temas de maior impacto no planejamento urbano e regional, estão: Sistema viário Oeste, Ponte Itaparica, Metrô Linha 1 e 2, linhas alimentadoras do Metro, VLT França Mapele, BRT Lapa, Iguatemi, Trem regional, Via expressa, Linha Viva, Ferrovia Leste Oeste e Porto Sul, dentre outros.

“Esta reunião deve alimentar uma pauta de trabalho, com destaque para as questões urbanas locais, e contribuir para análise da legislação federal em vigor, como o Estatuto da Cidade Lei 10.257/2001, Estatuto da Mobilidade Urbana Lei 12.587/2012, Estatuto das Metrópoles PL 3460/2004, Política Nacional de Participação Social Lei 10.683/2003, assim como as que fundamentam PPP / PMI / MIP e ‘Concessões Urbanísticas’”, conclui Solange Araújo.

 

SERVIÇO

Data: 04 de Dezembro de 2014

Horário: 18h30

Local: Escritório executivo do IAB-BA

Av. Lucaia 317 Edif. Raphael Gordilho – Sala 203



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2019. Todos os direitos reservados.