Boletim Notícias



IAB-BA participa do 2º Seminário BIM na Bahia

O diretor IAB-BA, Daniel Colina, representou a instituição no 2º Seminário BIM na Bahia, que contou com a participação do associado Rodolfo Madureira na sua organização. O evento, apoiado pelo IAB-BA, teve o objetivo de difundir o BIM – Building Information Modelling ou Modelagem de Informação da Construção, aplicado às obras de edificações e infraestrutura. A inovação contribui para construção de empreendimentos de melhor desempenho e qualidade, com custos e prazos menores.

Durante a participação, Daniel Colina destacou a iniciativa da arquiteta Laura Matos que, como técnica e cidadã, acredita na importância da administração estadual incorporar a Plataforma BIM na realização de obras públicas, de qualidade, sem superfaturamentos e fiscalizáveis.

No 1° Seminário BIM, Colina se responsabilizou por estabelecer contato com o TCE – Tribunal de Contas do Estado e contou sobre o andamento. “Tive uma boa acolhida dos analistas técnicos, que hoje enfrentam o absurdo de ter que auditar obras que nem projeto tem. Existe hoje, o grande entrave legal, representado pela Lei 8666/93, de Licitações de Obras Públicas, que recentemente foi alterada em Projeto aprovado no Senado, incorporando o Regímen Diferenciado de Construção –  RDC o que, sem dúvida, representa um enorme retrocesso”, explica o diretor.

Quando estes entraves forem superados, a Plataforma BIM permitirá a elaboração de projetos eficientes, com acompanhamento do edifício durante toda a vida útil, valorizando a participação dos projetistas, construtores e fiscais, em todo o processo. “Neste novo cenário, teremos mais fundamentos para sermos ouvidos, o que não acontece hoje, como no caso do Centro de Convenções da Bahia, em que a comunidade técnica se manifesta pela sua recuperação e Governo de Estado quer demolir”, conclui Colina.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2017. Todos os direitos reservados.