O Instituto dos Arquitetos do Brasil – Bahia (IAB-BA) e os arquitetos perdem um grande líder nas questões da arquitetura e urbanismo, Zézeu Ribeiro. Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) e ex-deputado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Ribeiro faleceu em São Paulo na última quarta-feira (25).
Zézeu tem um nobre legado. Desde estudante, sempre esteve atento às discussões sobre a formação do arquiteto, militante incansável nas demandas da cidade, da política urbana e na luta pela reforma urbana. Foi presidente do Sindicato dos Arquitetos da Bahia, do Instituto dos Arquitetos do Brasil e membro do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).
“Defensor do patrimônio histórico, da história e da memória nacional. Era um político que tínhamos como parceiro! Que a sua família, e em especial a nossa colega Lôla, sua esposa, encontre consolo para essa irreparável perda”, diz Solange Araújo, presidente do IAB-BA, lamentando a morte do arquiteto.
O corpo de Zezéu Ribeiro será velado na tarde desta quinta-feira (26), no Palácio da Aclamação. Haverá um Culto Ecumênico às 17h, após o qual o velório será fechado. A cremação será no Jardim da Saudade, na sexta-feira, às 11 horas.