Notícias



IAB-BA discute concessão de prédios públicos

A presidente do IAB-BA, Solange Araújo, juntamente com o vice-presidente Neilton Dórea e o conselheiro Daniel Colina estiveram em reunião com o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, sobre a cessão de prédios públicos para a iniciativa privada. A proteção e defesa ao patrimônio público é um das causas de luta da entidade. Assim, o debate com o IAB-BA foi iniciado e um novo encontro será realizado para dar prosseguimento à análise do assunto.

Neste primeiro, Fausto Franco explicou que o diálogo sobre a utilização de espaços públicos pela iniciativa privada está aberto e já produziu bons resultados, como o apoio de vereadores de Salvador à proposta relativa ao Palácio Rio Branco, situado na Praça Municipal. Para o Governo, além de preservar o patrimônio, a concessão ao privado assegura novos investimentos, impulsiona o turismo e a geração de renda, em uma das áreas mais importantes da capital baiana, argumentou o secretário.

Para Solange Araújo, a iniciativa é válida, mas é preciso levar em conta o valor histórico e artístico dos imóveis. “No caso do Palácio Rio Branco, solicitamos o tombamento ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em 2015. Defendemos que seja mantido íntegro”, disse a arquiteta, ressaltando que o IAB-BA promoveu, dia 18 de maio,  um Abraço Simbólico ao Palácio justamente para defender esta ideia.

 

 



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2019. Todos os direitos reservados.