Notícias



IAB-BA DEBATE SOBRE ENFRENTAMENTO À COVID NOS BAIRROS DE SALVADOR

O IAB-BA, representando pelo presidente Luiz Antônio de Souza, participou ontem, 10 de junho, de Audiência Pública sobre o “Enfrentamento à Covid-19 nos Bairros de Salvador”. O convite foi realizado pela Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador, dirigida pela vereadora Alaldice Souza, que é enfermeira de formação e contou com a presença do Secretário de Saúde Léo Prates, de Aline Lima, da Federação de Associação de Bairros de Salvador(FABS) e de agentes de saúde.

A vereadora abriu o debate destacando que, atualmente, 63% dos casos de coronavírus são encontrados em bairros populares de Salvador, o que demonstra a importância de melhorar a atuação de proteção nesses locais. Ela destacou o documento elaborado pelo IAB-BA para a Prefeitura com sugestões de combate à pandemia, ressaltando a importância dos agentes de saúde nessa luta.

Entre as ponderações deste documento, Luiz falou sobre importância da ação preventiva nos bairros, como melhoria do esgotamento, oferta de água e acomodações para pessoas do grupo de risco. Também argumentou que a prioridade de prevenção deve se concentrar nas Zonas Especial de Interesse Social, que concentram grande parte da população vivendo em condições precárias de infraestrutura urbana.

Foi sugerido à Prefeitura um trabalho conjunto com as organizações comunitárias que atuam com conhecimento das dificuldades e demandas de cada local, no sentido de integrar e ampliar os esforços de combate à doença nas zonas mais carentes da cidade. Foi pedido ainda a formalização da participação do IAB-BA e da FABS nas discussões estratégicas sobre a Pandemia.

A Prefeitura aproveitou para anunciar que Salvador terá 335 equipes atuantes na Atenção Básica à Saúde já a partir de junho. Segundo Léo Prates, esse cenário irá ajudar que o foco do combate à Pandemia esteja na atenção primária e na prevenção, conforme sugeriu o documento do IAB-BA, encaminhado à PMS em março de 2020.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.